Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de outubro de 2025
Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho, se prepara para receber o segundo empreendimento portuário de sua história. Após o anúncio do Porto Meridional, o município confirmou a instalação do Porto Litoral Norte S/A, um projeto integrado a uma ferrovia e orçado em quase R$ 30 bilhões. O empreendimento, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), promete impulsionar a economia local, regional e estadual, com a expectativa de geração de empregos e avanços sociais.
A responsável pela execução é a empresa Doha, que iniciou os estudos ambientais após a liberação do órgão regulador. A proposta prevê o uso de tecnologias sustentáveis para reduzir impactos ambientais. O porto funcionará no modelo offshore, com estrutura a 2,8 quilômetros da costa e 34 metros de profundidade, permitindo a atracação de grandes embarcações, como os navios Post-Panamax, Capesize e Chinamax. A área de instalação, de 1,3 milhão de metros quadrados, fica no Balneário Arroio Seco, ao Norte do município.
O projeto, idealizado há mais de cinco anos, ganhou viabilidade a partir da atuação do atual prefeito Luciano Pinto (Republicanos), ex-presidente da Famurs. Ele buscou investidores nacionais e internacionais com apoio do empresário Jorge Ramos, diretor institucional da Doha. Segundo Pinto, contatos com professores de uma instituição paulista ajudaram a atrair capital estrangeiro interessado em infraestrutura logística no país.
“Entendia que era possível defender que os investimentos fossem direcionados para Arroio do Sal, já que havia projetos de transporte marítimo em andamento. O porto irá gerar muitos empregos para nossos jovens e pais de família, e vamos investir em capacitação técnica para atender às demandas do setor”, afirmou o prefeito.
Em agosto, o projeto do Porto Litoral Norte foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de lideranças e autoridades locais. Na ocasião, a Doha também mostrou o projeto da ferrovia, com concessão de 99 anos, renovável pelo mesmo período. A linha férrea ligará Arroio do Sal a Terra Roxa (PR), na divisa com o Mato Grosso, passando por cidades como Santa Maria (RS), Chapecó (SC) e Cascavel (PR). O investimento previsto para a ferrovia é semelhante ao do porto — cerca de R$ 30 bilhões — e será financiado pelos mesmos investidores.
Para Luciano Pinto, os empreendimentos representam “ferramentas estratégicas para aumentar a competitividade do Rio Grande do Sul e do Brasil”, e também trarão recursos para áreas como saúde, educação, turismo e infraestrutura urbana.
A Prefeitura de Arroio do Sal tem trabalhado em melhorias para acompanhar o avanço dos projetos. Segundo o prefeito, o saneamento básico está sendo ampliado com obras antecipadas pela Corsan, e o Plano Diretor foi revisado. O município também implantou um sistema de cercamento eletrônico em 100% dos acessos e estuda ampliar a segurança pública.
“Queremos que Arroio do Sal tenha uma base da Polícia Federal e vamos buscar transformar o pelotão da Brigada Militar em companhia, além de garantir plantão 24 horas na Polícia Civil. Estaremos preparados para viver este novo momento”, destacou Luciano Pinto.