Quarta-feira, 23 de julho de 2025

Artemis: a missão da Nasa que retornará com astronautas à Lua

A ida do homem à Lua é considerada um dos eventos mais importantes da humanidade. Foi a primeira, e até hoje única, vez em que um ser humano pisou em um corpo celeste que não fosse a Terra. Após mais de 50 anos, a agência espacial norte‑americana (Nasa) está planejando retornar para o satélite com a missão Artemis.

Após algumas missões adicionais ao nosso satélite natural, a Nasa decidiu encerrar as viagens devido aos altos custos envolvidos e outros problemas. Apesar de estar relativamente próxima da Terra, a Lua não é tão explorada quanto poderia.

O retorno à Lua

A primeira ida ocorreu em 1969 durante a missão Apollo 11, e novas viagens continuaram sendo realizadas até 1972. Na última vez, a Apollo 17 levou os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt para a superfície lunar; eles se tornaram os últimos humanos a pisar no satélite.

Após cumprir o objetivo inicial de pousar na superfície da Lua, a Nasa reavaliou o programa Apollo e decidiu encerrar as viagens tripuladas ao satélite.

Naquela ocasião, em plena Guerra Fria, os Estados Unidos estavam engajados na corrida espacial para demonstrar que possuíam tecnologia e conhecimento científico superiores aos soviéticos.

Após o fim do programa Apollo, a agência espacial norte‑americana direcionou seus investimentos para o desenvolvimento dos ônibus espaciais (Space Shuttle), que também foram descontinuados após algumas décadas de operação.

Mais de 50 anos depois da última missão tripulada à Lua, a Nasa está planejando retomar as viagens tripuladas ao satélite por meio do programa Artemis.

O que é o programa Artemis?

A Nasa anunciou o programa Artemis com o objetivo de retornar à superfície lunar e estudá‑la de uma maneira que nunca aconteceu antes. A proposta é estabelecer a presença humana de forma contínua na Lua, com o apoio de dispositivos robóticos.

É claro que isso não acontecerá de forma rápida. A agência planeja diversas missões até alcançar o objetivo de estabelecer uma presença humana de longo prazo.

A primeira etapa desse conjunto ocorreu em novembro de 2022, quando uma sonda não tripulada foi enviada para testar a viagem até a órbita lunar. A segunda missão prevê levar astronautas até a órbita do satélite, mas já sofreu alguns adiamentos. Somente na terceira missão está previsto o pouso dos tripulantes na superfície lunar.

Conheça todas as missões do programa Artemis:

Artemis 1
Como mencionado, a Artemis I ocorreu em novembro de 2022, quando a Nasa enviou um voo não tripulado para sobrevoar a Lua.

Artemis 2
A Artemis II será o primeiro voo tripulado do programa, com o objetivo de testar as capacidades da nave com a participação dos astronautas. No entanto, essa segunda missão também fará apenas o sobrevoo ao redor da Lua, sem pousar em sua superfície.

A missão Artemis 2 já foi adiada duas vezes: inicialmente estava prevista para novembro de 2024, depois foi remarcada para setembro de 2025. Agora, o lançamento está programado para abril de 2026.

Artemis 3
Na Artemis III, a Nasa planeja realizar a primeira missão tripulada a retornar à superfície da Lua, com pouso previsto na região do polo sul lunar.

Inicialmente, o lançamento estava programado para o final de 2026, mas a agência adiou a missão. Agora, a previsão oficial é que ela aconteça em algum momento de 2027.

Artemis 4
A Artemis IV marcará o início da montagem da primeira estação espacial em órbita lunar. A missão utilizará um novo modelo do foguete e levará módulos da estação Gateway para serem instalados na órbita NRHO (Near Rectilinear Halo Orbit), ao redor da Lua.

Os astronautas também realizarão o segundo pouso lunar do programa. Por enquanto, está programada para acontecer em 2028.

Artemis 5
A Artemis V será uma missão tripulada que levará novos astronautas à superfície da Lua para realizar pesquisas. Além disso, parte da tripulação atuará na instalação do módulo Lunar View e na configuração de novos sistemas da estação espacial Gateway.

O lançamento desta quinta missão do programa está previsto para 2030.

Artemis 6

Na Artemis VI, os astronautas farão a configuração da câmara de ar para uso científico e de tripulação. Além disso, parte da equipe descerá até a superfície lunar para realizar novas explorações.

Artemis 7
A missão Artemis VII deverá levar rover de habitação lunar para a superfície da Lua. Esse será um passo inicial na construção de uma base que permitirá aos astronautas permanecer por períodos mais longos no satélite. As informações são do portal CNN.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Humanos derrotam modelos de inteligência artificial do Google e OpenAI na Olimpíada Internacional de Matemática
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play