Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Artista plástico falecido há 80 anos é destaque no Museu do Paço Municipal de Porto Alegre

Localizada no Museu de Arte do Paço Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéu nº 10, antiga sede da prefeitura, no Centro Histórico), a Pinacoteca Aldo Locatelli mantém até o dia 31 de outubro a exposição “Boscagli, de Júlio de Castilhos a Rondon”. A mostra está integrada às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

O visitante conhece no espaço a trajetória do pintor e fotógrafo Giuseppe Boscagli (1862-1945), cuja vida e obra se entrelaçam à história brasileira. Retratos, paisagens, marinhas e registros etnográficos por ele produzidos de 1899 a 1945 ressaltam o papel dos imigrantes italianos na formação da identidade regional gaúcha e nacional.

Além disso, a exposição agrega registros da expedição Roosevelt-Rondon (1913-1914) e apresenta obras originais em óleo, cartão e madeira. A lista inclui oito retratos históricos de figuras públicas como Conde de Porto Alegre, Gaspar Silveira Martins e Pinheiro Machado.

Giuseppe Boscagli nasceu em 29 de abril de 1862, na comuna de Rapolano, província de Siena, Itália. Em 1888, imigrou para a capital argentina Buenos Aires e de lá seguiu para Porto Alegre no final de 1899. Ele faleceu no Rio de Janeiro em 30 de maio de 1945.

“Seu trabalho é uma valiosa documentação visual do Brasil no início do século 20, especialmente das comunidades indígenas e dos pioneiros das regiões de colonização”, ressalta o texto de divulgação da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

“Sobre Águas”

Também no Museu de Arte do Paço, a artista visual Vera Reichert apresenta a exposição “Sobre Águas”. A abertura ao público será neste sábado (25), das 10h às 13h, a visitação prosseguirá até 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira (9h-17h).

Ao longo de mais de três décadas de imersão (sem trocadilho) na estética da água, a autora tem investigado e expressado sua visão singular por meio de suportes como fotografia, vídeo, instalação e escultura.

Vera Reichert exibe também criações inéditas, especialmente concebidas para este evento: instalações interativas convidam o público a mergulhar literalmente na arte e no pensamento da artista, proporcionando uma experiência imersiva e transformadora. A curadoria da exposição é do artista e gestor cultural André Venzon.

“Sua jornada artística é marcada por uma profunda conexão com os ambientes aquáticos, inspirando-se nas nuances e na beleza dos oceanos, rios, lagos e lagoas ao redor do mundo”, enaltece a SMC.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Corredor Humanitário de Porto Alegre terá bloqueios temporários nos próximos dias para avanço das obras
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play