Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

Assessor de Trump mostra foto da ficha criminal do presidente pendurada no Salão Oval da Casa Branca

Um assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, postou um vídeo onde mostra que o republicano pendurou a sua própria “mugshot”, ou foto da ficha criminal, na Casa Branca. O quadro dourado com a foto capa do jornal “New York Post” aparece na entrada do Salão Oval, reforçando sua estratégia de transformar o episódio em símbolo de campanha.

A imagem já havia sido registrada pelo fotógrafo Jim Watson, da AFP, durante a visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, mas o vídeo de Scavino agora exibe o quadro de forma explícita. O momento foi compartilhado no X (antigo Twitter) e rapidamente repercutiu.

O Salão Oval é o escritório oficial do presidente dos Estados Unidos e um dos principais cômodos da Casa Branca, onde o mandatário costuma despachar, assinar decretos, receber visitas oficiais e até gravar pronunciamentos oficiais à nação.

A mugshot foi tirada em agosto de 2023, quando Trump se entregou à polícia da Geórgia, acusado de tentar reverter o resultado das eleições de 2020. Desde então, ele usou a foto para arrecadar milhões de dólares e agora a expõe como um troféu político.

Além do quadro, o novo retrato presidencial de Trump também se inspira na ficha criminal, com uma expressão séria e desafiadora. A decisão de destacar essa imagem ocorreu enquanto ele enfrentou múltiplos processos e tentava consolidar sua candidatura para as eleições.

A imagem foi divulgada pelas autoridades do condado de Fulton. De acordo com o xerife local, Pat Labat, a mugshot é um procedimento padrão na Geórgia, realizado antes do réu ser liberado sob fiança. A foto foi compartilhada pelo então ex-presidente na rede social Truth Social.

Embora na época do caso Trump diga ter se sentido “desconfortável”, logo depois o retrato passou a ser usado por ele e por aliados como um símbolo da suposta perseguição judicial contra ele. A foto chegou a estampar camisetas e outros itens vendidos pela internet. E o retrato oficial de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos é semelhante à MUGSHOT.

Na época, o próprio Trump chegou a compartilhar a foto em sua plataforma de mídia social, Truth Social, com um link para o site de sua campanha eleitoral, onde a fotografia aparece destacada com uma solicitação de doações.

A postagem de Scavino faz referência ao dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, comemorado em 14 de fevereiro, data em que se celebra o dia dos Namorados em diversas partes do mundo.

Para apoiadores, é um gesto de força; para críticos, uma provocação. Mas o fato é que, agora, sua ficha criminal não está apenas em camisetas, bíblias e canecas —mas também no coração do poder americano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Nicolás Maduro corta água de asilados em prédio sob tutela brasileira
Bolsonarista que matou petista vai cumprir prisão domiciliar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play