Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Assinado contrato para as obras de revitalização do Viaduto Otávio Rocha em Porto Alegre

Um dos cartões postais do Rio Grande do Sul está prestes a ganhar cara nova. O contrato para a revitalização do Viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre, foi assinado nesta sexta-feira (8). Com a oficialização, a prefeitura projeta dar a ordem de início das obras em, no máximo, 30 dias.

Com o valor orçado em R$ 13,7 milhões, as obras serão realizadas pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia, vencedora da licitação. A intenção da administração municipal é garantir que a estrutura seja entregue pronta para operar em capacidade plena e que permita a exploração de todo o seu potencial como ponto turístico e espaço de convivência.

Intervenções

Com prazo de execução de 18 meses a contar a partir da assinatura da ordem de início, o projeto prevê intervenções estruturais e estéticas. Além da recuperação dos elementos construtivos e decorativos, também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, sistemas de segurança e iluminação pública.

Serão efetuadas, ainda, adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e um processo de impermeabilização. O cirex, revestimento característico do viaduto, será totalmente substituído. O atual está muito deteriorado e não possui viabilidade de recuperação. Sendo assim, será removido e dará lugar a um novo revestimento com as mesmas características e propriedades originais.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística e comercial. Outra intervenção importante confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – responsável pela fiscalização da obra – será a que promoverá a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Paleontólogos apresentam novo estudo envolvendo réptil de 230 milhões de anos no Rio Grande do Sul
MDB gaúcho define se lança candidato ao governo estadual em reunião neste domingo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play