Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Assunção vence disputa e será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031

Em uma decisão histórica anunciada nesta sexta-feira (10), a cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A candidatura paraguaia superou a proposta conjunta das cidades brasileiras Rio de Janeiro e Niterói, em votação realizada pela Panam Sports em Santiago, no Chile.

Será a primeira vez que o Paraguai receberá o principal evento poliesportivo das Américas. O projeto apresentado por Assunção inclui a construção de uma Vila Pan-Americana, um novo Estádio de Atletismo e uma arena moderna no Parque Olímpico. A proposta foi elogiada por sua compactação e pelo apoio integral do governo paraguaio.

O Brasil buscava sediar o Pan pela terceira vez, já havia recebido o evento em São Paulo (1963) e no Rio de Janeiro (2007). A candidatura brasileira apostava no legado dos Jogos Olímpicos de 2016 e na infraestrutura já existente, especialmente no Rio. Niterói, por sua vez, seria responsável por cerca de um terço das competições, com destaque para o Caminho Niemeyer e as praias da cidade.

A eleição contou com 53 votos, incluindo peso duplo para os 12 países que já sediaram o Pan. Assunção recebeu 28 votos, contra 24 da candidatura brasileira. O resultado confirmou o favoritismo da capital paraguaia, que já havia tentado sediar o Pan de 2027, mas foi derrotada por Lima, no Peru.

A comitiva brasileira contou com nomes de peso, como os medalhistas Thiago Pereira, Emanuel Rego e Rebeca Andrade, além de representantes políticos como os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói). Do lado paraguaio, o ex-jogador César Ramírez, hoje Secretário Nacional de Esportes, teve papel ativo na campanha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Maiores viradas do Grêmio em campo e na alma
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play