Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Asteroide maior que Torre Eiffel entrará na órbita da Terra este mês

Um asteroide que mede mais de 150 metros passará pela órbita da Terra em breve. No dia 11 de dezembro, a rocha gigante chamada de Asteroide 4660 Nereus chegará a cerca de 4,6 milhões de milhas (7,4 milhões de quilômetros) do nosso planeta.

Pela proximidade da sua passagem, o asteroide maior que a Torre Eiffel foi classificado como “potencialmente perigoso”. No entanto, e felizmente, ele não está em uma rota que poderia resultar em uma colisão com a Terra. A expectativa da  Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) é de que o Asteroide 4660 Nereus fique a 2,4 milhões de milhas da Terra, distância 10 vezes maior do que a existência entre a Terra e a Lua.

O 4660 Nereus foi avistado pela primeira vez em 1982. Ele passa com frequência pelo planeta Terra, mas pelo seu tamanho já houve a possibilidade de desviar o curso do objeto em uma ação conjunta entre a NASA e a Agência Espacial Japonesa (JAXA). A Nasa se referiu a ele como um “candidato líder para exploração por espaçonaves”.

A passagem desse asteroide é tão próxima quanto outros que já passaram pelo planeta. É válido lembrar que qualquer coisa que passe a 120 milhões de milhas da Terra é considerado um Objeto Próximo à Terra (NEO) pelos critérios da Agência Espacial Norte-Americana. Além disso, a classificação como “potencialmente perigoso” segue a mesma lógica: qualquer objeto espacial que atinja 4,65 milhões de milhas será considerado nessa categoria.

Esse mesmo asteroide se aproximará muito mais em 2060, quando a Nasa estima que ficará a menos de 745.000 milhas (1,2 milhão de quilômetros) de nosso planeta, a qual ainda é uma distância segura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Bruno Gagliasso tenta fazer uma compra online e vendedor não acredita que é ele e responde: “Sou o batman”
Aspirador robô: veja quais as vantagens de um equipamento inteligente
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play