Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de outubro de 2025
A Rússia lançou um amplo ataque com drones e mísseis na Ucrânia nesta quarta-feira (22), matando pelo menos seis pessoas, disseram autoridades ucranianas, um dia depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter adiado seu encontro planejado com o líder russo, Vladimir Putin, dizendo que não queria que fosse uma “perda de tempo “.
O ministro da energia da Ucrânia disse que um “ataque combinado massivo durante a noite” à infraestrutura energética da Ucrânia ainda estava em andamento na manhã de quarta-feira — o mais recente esforço da Rússia para prejudicar o sistema energético do país antes do inverno.
“Assim que as condições de segurança permitirem, os trabalhadores da área de energia começarão a avaliar as consequências do ataque e a realizar os trabalhos de reparo”, disse a ministra, Svitlana Hrynchuk, em um comunicado.
Na região de Kiev, equipes de resgate encontraram os corpos de três pessoas — incluindo duas crianças — após um ataque que incendiou uma casa particular na vila de Pohreby, informou o governador regional, Mykola Kalashnyk. Segundo ele, as vítimas eram uma mulher e suas duas filhas — um bebê de 6 meses e uma menina de 12 anos.
Mais duas pessoas foram encontradas mortas no distrito de Dnipro, na capital ucraniana, onde serviços de emergência resgataram 10 pessoas depois que um incêndio causado por destroços de drones atingiu o sexto andar de um prédio residencial de 16 andares, disseram autoridades locais.
O ataque também quebrou janelas de uma unidade médica e destroços foram encontrados em outro prédio residencial, informou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, em seu canal no Telegram.
No distrito de Darnytskyi, na capital, os serviços de emergência estavam respondendo após destroços de drone atingirem um prédio residencial de 17 andares, causando um incêndio em cinco andares. Quinze pessoas precisaram ser resgatadas, incluindo duas crianças.
Em Desnianskyi, 20 pessoas foram resgatadas depois que a fachada de um prédio de 10 andares foi danificada e um cano de gás pegou fogo. Destroços de um drone também caíram sobre um prédio residencial, e equipes de resgate estavam a caminho do local, disse Klitschko.
O ataque aéreo noturno em larga escala também teve como alvo outras cidades na Ucrânia, incluindo Zaporizhzhia e a cidade portuária de Izmail, na região sul de Odessa.