Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Atenção aos riscos: aprenda a proteger sua privacidade no Whatsapp Web

A versão do WhatsApp Web ou Desktop são as duas alternativas para quem deseja usar o aplicativo de mensagens no computador, seja ao trabalhar com o mensageiro ou mesmo quando estiver de bobeira navegando ou jogando, para facilitar o bate-papo. É comum nos preocuparmos com a privacidade em nossos smartphones, mas muitas vezes negligenciamos a segurança ao usar o Whatsapp no computador. Os usuários do Whatsapp Web sabem o quão fácil é para outra pessoa acessar suas mensagens.

Felizmente, a versão web oferece uma maneira simples de bloquear o acesso. Basta pressionar “Ctrl + Alt + L” enquanto estiver na tela do Whatsapp no computador. Na primeira vez que utilizar esse comando, será necessário escolher o período para o bloqueio da tela: 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora. Além disso, será solicitada a criação de uma senha para desbloquear suas conversas.

Uma vez ativado o bloqueio, se desejar fazê-lo imediatamente, sem aguardar o tempo pré-estabelecido, basta repetir o comando “Ctrl + Alt + L” que a tela será bloqueada imediatamente.

Para usuários de Mac, o comando correspondente é “Command + Ctrl + L”.

WhatsApp Web ou Desktop

Os dois aplicativos, seja a versão instalada no computador ou a web, vão depender de o celular estar, também, conectado à internet.

O WhatsApp funciona diferentemente do Telegram, por exemplo, que armazena as imagens em nuvem e sincroniza com os dispositivos vinculados à conta. O mensageiro do Facebook armazena as mensagens no telefone e as “espelha” no WhatsApp Web ou Desktop.

Portanto, para funcionar, os dois apps dependem do celular conectado, não importa se é na mesma rede Wi-Fi ou não, apenas basta que tenha uma conexão com a internet. Porém, o WhatsApp está testando (ainda em beta) o login em múltiplos aparelhos, justamente para eliminar o requerimento do celular conectado enquanto se usa o WhatsApp Web ou Desktop.

Por exigir um dispositivo conectado pra funcionar, podem surgir alguns problemas durante o uso. É o caso do famoso “Telefone desconectado”. Se esse aviso aparecer, as mensagens não serão enviadas até que o celular volte estar conectado à internet.

Contudo, mesmo com o celular conectado, pode ser que a mensagem acima apareça. Isso pode ocorrer porque o smartphone pode “suspender” o aplicativo do WhatsApp em segundo plano, para otimizar o desempenho ou economizar a bateria. Para resolver, é só abrir o aplicativo do mensageiro no telefone para restabelecer a conexão.

Mobiles

O WhatsApp Web também pode ser aberto no celular Android e iPhone (iOS) sem a necessidade de baixar algum aplicativo. O mensageiro funciona em um navegador mobile da mesma forma que no desktop, o que poder ser útil para quem precisa acessar várias contas ou, por algum motivo, não consegue usar o aplicativo. Em aparelhos Android, é possível usar o navegador Google Chrome para o procedimento. No iPhone, o Safari é uma ótima opção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Ana Hickmann e Alexandre Correa negociaram mais de R$ 600 mil em processos; há ainda R$ 7 milhões em dívidas com bancos
Nova tendência no TikTok é compartilhar fofocas gravadas em segredo e expor nome da vítima nas redes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play