Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de abril de 2023
O ator e fisiculturista islandês Hafthor Bjornsson, conhecido pelo seu papel como Montanha na série Game of Thrones, sofreu uma lesão nos músculos do peito ao tentar levantar 252 kg em um supino. Bjornsson estava treinando para tentar recuperar o título de “Homem Mais Forte do Mundo” e a marca representava a quebra de seu recorde pessoal.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Bjornsson aparece gritando de dor. Imediatamente seus ajudantes tiraram o peso de cima dele, enquanto a plateia assistia a tudo em choque. Acredita-se que ele tenha estourado o peitoral esquerdo. Se esse for o caso, o atleta precisará passar por uma cirurgia, mas ele ainda está sendo submetido a exames para ter um diagnóstico definitivo.
Qual o limite?
De acordo com informações da New Scientist, são os músculos que estabelecem o limite. Na maioria dos casos, quando o limite é atingido, o levantador de peso simplesmente não consegue superar a carga, sem causar maiores danos a si mesmo. Entretanto, nos casos em que algo cede, como aconteceu com Bjornsson, geralmente são as fibras musculares perto do tendão que se rompem.
Da mesma forma, a diferença entre fisiculturistas e pessoas “normais” está no controle dos músculos. Eles aprendem a suprimir sinais inibitórios naturais projetados para evitar que nos machuquemos ao tentar levantar peso demais. A inibição deste mecanismo permitindo-lhes usar uma fração maior do potencial do músculo no levantamento de peso.
Arnold Classic
No dia 6 de março de 2018, Hafthor mostrou mais uma vez porque é considerado um dos homens mais fortes do mundo. Ele competiu no Arnold Classic 2018, em Ohio, nos Estados Unidos, e quebrou o recorde mundial de levantamento de peso morto (deadlift). Hafthor levantou um total de 472kg, cinco a mais que a marca de 2017 conseguida por Jerry Pritchett. Ele também foi o que mais pontuou em todas as disciplinas da competição que teve a participação do brasileiro do levantamento de peso Fernando Reis.
Recorde
O recorde oficial atual do supino bruto, exercício no qual Bjornsson se lesionou, pertence ao norte-americano Julius Maddox. Ele conseguiu levantar impressionantes 355 kg no exercício. Já o recorde no supino equipado, no qual o atleta utiliza uma camiseta especial, pertence ao também norte-americano Jimmy Kolb, que levantou 612,5 kg, durante um campeonato realizado este ano.