Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de maio de 2025
Morreu na noite dessa sexta-feira (2) a atriz mirim do SBT Millena Brandão, de 11 anos, que estava internada em estado grave após a descoberta de um tumor no cérebro. O anúncio foi feito pela família no perfil oficial do Instagram da criança. “Nossa menina se foi. Em breve passamos mais informações”, afirmou a postagem.
A internação ocorreu após a atriz apresentar fortes dores de cabeça. A equipe médica suspeitou inicialmente de dengue e direcionou o tratamento para esta condição. Exames mais detalhados revelaram posteriormente a verdadeira causa dos sintomas.
“Ela está com uma massa no cérebro de cinco centímetros. Ainda não foi possível identificar exatamente o que é — se é um cisto ou um tumor”, declarou Thays Brandão, mãe da atriz, em uma entrevista ao portal LeoDias.
O quadro clínico da jovem apresentou complicações desde sua hospitalização. Nas últimas 24 horas, a situação de saúde de Millena piorou consideravelmente. Os médicos, inclusive, suspeitaram que a atriz tenha tido um processo de morte encefálica.
A mãe da jovem, Thays Brandão, contou ao portal Leo Dias que os médicos já apontavam sinais de morte encefálica. “Teve uma piora no quadro, indo para 12 paradas cardíacas, e os médicos falam que ela está encaminhando para uma morte encefálica”, afirmou.
Ainda de acordo com a mãe, novos exames seriam realizados com a esperança de um diagnóstico mais favorável. “Será realizado testes e temos fé em Deus que vão dar negativos”, disse Thays, demonstrando confiança apesar da gravidade da situação.
Segundo boletim médico, às 16h55 foi confirmada a morte encefálica da menina.
Trajetória
Millena Brandão ficou conhecida nacionalmente por sua participação na novela “A Infância de Romeu e Julieta”, exibida pelo SBT. Ela também atuou em uma produção da Netflix, a série “Sintonia”. Millena também fez parte da Cia Artística En’cena, na qual buscava atuar em produções de teatro musical.
Além de atriz, Millena também trabalhava como modelo e influenciadora. Com 155 mil seguidores, a garota mostrava seu dia a dia com a família e amigos nas redes sociais.
Sintomas do tumor cerebral
Após ser internada com suspeita de dengue no final de abril, foi descoberto que, na verdade, Milena tinha um tumor de 5 centímetros no cérebro. A condição corresponde à décima posição dentre os tipos mais comuns de câncer no Brasil, sem considerar os cânceres de pele. Além disso, foi observada a evolução a óbito em 84% dos casos registrados no país.
Existem dois subtipos de tumor cerebral: os primários, com origem dentro do cérebro ou nas células próximas ao órgão, e os secundários, que são metástases, isto é, originários de outras partes do corpo que chegaram até ali.
Ainda não existe clareza sobre a causa primordial dos tumores cerebrais, mas se sabe que a exposição à radiação é um grande fator de risco. Para os cientistas, ele pode surgir por uma combinação de fatores externos e internos.
Segundo a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society), a presença do tumor tende a aumentar a pressão dentro do crânio, pelo seu crescimento, inchaço no cérebro ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). Desta forma, os seguintes sinais tendem a aparecer:
• Dor de cabeça;
• Náusea;
• Vômito;
• Visão embaçada;
• Problemas de equilíbrio;
• Mudanças de personalidade ou comportamento (como ficar deprimido, ansioso ou desinibido);
• Dificuldade de concentração;
• Convulsões;
• Sonolência; e
• Em casos mais graves, coma.