Quinta-feira, 09 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de novembro de 2023
Aumentou para 27 o número de cidades em situação de emergência no Paraná por conta dos temporais que atingem o estado, segundo um balanço da Defesa Civil estadual divulgado no início da tarde deste sábado (4). Até sexta-feira (3), o número de cidades com este alerta era de 16.
Os temporais registrados no Paraná atingiram 131 cidades nos últimos nove dias. O balanço calcula que ao menos 93.037 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Conforme o documento, 1.079 pessoas estão desabrigadas, ou seja, dependendo de abrigos públicos, e 4.926 estão desalojadas, ou seja, abrigadas em casas de parentes ou amigos.
Segundo a Defesa Civil, no período, ao menos 13.344 casas foram danificadas no estado. Outras 76 foram destruídas com as tempestades.
Cataratas do Iguaçu
O nível de água das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, voltou a subir na manhã deste sábado após às chuvas atingirem o Paraná. A vazão é de 17 milhões de litros de água por segundo, conforme a assessoria do parque. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.
A passarela no lado brasileiro e a trilha que liga às quedas estão fechadas neste sábado (4), além do passeio turístico de barco do Macuco Safari. A concessionária que administra o parque, informou que monitora em tempo real o nível do Rio Iguaçu. A passarela será reaberta e o passeio a barco liberado após a vazão baixar para 9 milhões de litros por segundo.
Em 30 de outubro, a vazão chegou a 24 milhões de litros de água por segundo, na que foi a segunda maior queda registrada desde 1997, quando começou o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel).