Sábado, 08 de novembro de 2025

Autoridades prestam solidariedade e prometem apoio ao Paraná

Autoridades manifestaram solidariedade e prometeram empenho pra enviar apoio às vítimas do tornado que atingiu cidades no interior do Paraná na noite de sexta-feira (7). Até a manhã deste sábado (8), pelo menos seis mortes foram confirmadas e 437 pessoas ficaram feridas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às famílias afetadas em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava em publicação no X (antigo Twitter). O governo enviou uma equipe para acompanhar as ações na região. O grupo é liderado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e composto por integrantes da pasta da Saúde e do Desenvolvimento Regional.

“Técnicos da Defesa Civil Nacional, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, escreveu Lula.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, manifestou solidariedade às famílias afetadas e afirmou que a pasta “permanece em prontidão total para apoiar as prefeituras e garantir assistência imediata à população”.

A ministra Gleisi Hoffmann disse que o governo não medirá esforços para ajudar a população. “Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido”, escreveu no X.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se colocou à disposição para ajudar o estado do Paraná. “Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos”, afirmou no X.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também colocou o seu estado à disposição para auxiliar as regiões afetadas.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, manifestou solidariedade às famílias atingidas. “Que a união e a esperança ajudem na reconstrução de cada vida e de cada lar”, escreveu.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o governo federal vai atuar novamente “para nossa força conjunta ajudar qualquer região que enfrentar tragédias como essa”

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou ter recebido com tristeza a notícia das mortes e danos causados pelo tornado. “Registro que já estou falando com colegas senadores do Paraná colocando meu mandato à disposição para ajudar em tudo que for possível”, completou em publicação no X.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prestou solidariedade “às famílias, aos trabalhadores e a todos os cidadãos que foram brutalmente atingidos pelos fortes ventos” na região.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) manifestou solidariedade às vítimas no X. “Uma tragédia. Mas temos certeza de que a união dos brasileiros fará novamente a diferença”, escreveu.

O senador Sérgio Moro (União-PR) afirmou que vai tomar as providências para auxiliar na reconstrução da cidade de Rio Bonito do Iguaçu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lula presta solidariedade aos familiares de vítimas de tornado no Paraná
Temporais causam prejuízos em pelo menos 10 municípios do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play