Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de julho de 2025
Por meio do auxílio-viagem, a prefeitura de Porto Alegre já viabilizou neste ano o retorno de cerca de 100 pessoas em situação de rua para as suas cidades de origem.
Apenas no mês de junho, 60 indivíduos utilizaram o apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social para reatar vínculos familiares e recomeçar a vida em outro local.
O auxílio-viagem é uma iniciativa do município destinada a pessoas em situação de rua que manifestam o desejo de retornar à cidade de origem ou ao convívio familiar em outro Estado. Uma equipe da prefeitura adquire o bilhete de ônibus e acompanha o passageiro até o embarque.
A solicitação pode ser feita nos três Centros POP da Capital ou durante os atendimentos de abordagem realizados pelas equipes da assistência social.
“O objetivo é oferecer mais do que um acolhimento emergencial. Queremos construir caminhos reais de reinserção social, seja por meio do acesso a serviços na cidade ou pela reconstrução de laços com a família em outros municípios”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
“O auxílio-viagem tem um impacto direto na vida das pessoas. É uma ponte para recomeços, para reencontros, para retomadas que, muitas vezes, pareciam impossíveis”, completou o secretário.