Quarta-feira, 12 de agosto de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de agosto de 2026

O relatório anual da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) mostra que o avanço genético para produção de leite nos animais nascidos entre 2022 e 2025 foi de 15,17 quilos por ano, contra 7,01 quilos registrados entre 2015 e 2021 — uma aceleração de 116%.
O cálculo utiliza a PTA para P305, indicador que estima o potencial de transmissão genética da produção de leite em até 305 dias de lactação. “Ao reunir informações fenotípicas e genéticas, o relatório permite observar tendências ao longo do tempo e compreender os resultados da seleção realizada nos rebanhos participantes”, explica a coordenadora do programa, Gabriela Stefani.
Especialistas em agro destacam que a evolução coincide com o início do programa de avaliação genética em 2022 e reflete o uso crescente da genômica. A base analisada inclui 25 rebanhos em sete estados, com mais de 35 mil lactações registradas. Além da produção, o relatório aborda curvas de lactação, herdabilidade e diversidade genética, reforçando a importância da seleção para garantir produtividade e sustentabilidade dos rebanhos bubalinos.(por Gisele Flores – gisele@pampa.com.br)