Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, terá terrário urbano com elementos sustentáveis

O terceiro terrário urbano de Porto Alegre se destacará por ser o primeiro local da cidade a implementar um elemento icônico sustentável. Trata-se de uma árvore com painéis fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia elétrica e buscam ter a aparência de uma árvore, com  uma estrutura ramificada. O espaço de 448 metros quadrados está localizado no bairro Boa Vista, na avenida Nilo Peçanha.

A homologação da empresa vencedora do processo licitatório foi publicada na edição de terça-feira (28), do Diário Oficial de Porto Alegre.

A partir de agora, a empresa passa a ter direito à exploração comercial, mediante manutenção do espaço e implementação de práticas sustentáveis, desde o início do projeto até o uso diário pelos frequentadores. O valor de outorga foi de R$ 50.800.

“Estimamos que com o valor arrecadado na permissão de uso dessa área seja possível realizar a compra de dois biodigestores para as escolas municipais de Porto Alegre”, afirma a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Rovana Bortolini.

O terreno total tem 672,77 metros quadrados, sendo 448 para o terrário. O permissionário denominou a área de Esquina do Futuro e pretende integrar mais dez medidas sustentáveis, como plantio de flora nativa rio-grandense, reaproveitamento de água da chuva, tratamento de resíduos (com coleta de pilhas, eletrônicos e borras de café), telhado verde, piso drenante e pontos de recarga elétrica para veículos e bicicletas.

Terrários Urbanos

O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) transformará áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza, com possibilidade de contrapartida para exploração comercial e de serviços.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Comitiva reforça pedido ao governo chinês para reconhecimento do status de zona livre de febre aftosa do Rio Grande do Sul
Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Vale do Sinos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play