Terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Avião brasileiro chega ao Egito com purificadores de água

Um avião cedido pela Presidência da República decolou nessa quarta-feira (18) de Roma, na Itália, para levar ajuda humanitária às famílias de civis que tentam escapar da Faixa de Gaza – território no Oriente Médio que, há duas semanas, é palco de um confronto entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave leva 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos doados pelo governo federal.

O avião VC-2, modelo Embraer 190, pousou às 10h04 dessa quarta (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito – terminal mais próximo da fronteira com Gaza, e que está reservado para ações humanitárias.

De lá, o carregamento terá que seguir por terra até o posto de Rafah, na fronteira Egito-Gaza – por onde há expectativa também de retirada de civis da região de guerra, se as negociações avançarem.

Após deixar o carregamento em Al-Arish, a aeronave e a tripulação brasileira decolaram para o Cairo, capital do Egito, onde aguardam a liberação para buscar os cerca de 30 brasileiros na Faixa de Gaza que manifestaram desejo de voltar ao Brasil.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hospitais de Gaza estão enfrentando escassez de medicamentos e há interrupção no fornecimento de água e eletricidade para a população. Na terça, um hospital foi bombardeado no norte da região – o ataque deixou centenas de mortos.

Estima-se que as doações atendam 3 mil pessoas ao longo do mês. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 40 purificadores tem a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit de medicamentos possui 48 itens, somando 267 quilos de materiais.

A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e conta com o apoio do Ministério da Saúde.

Autorização

Israel afirmou nessa quarta que permitirá ao Egito entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que a decisão foi aprovada após um pedido do presidente dos EUA, Joe Biden.

Mais cedo, Biden já havia dito que Israel concordou em permitir que o Egito envie ajuda humanitária ao povo de Gaza com a condição de não ser enviada a membros do Hamas. Um porta-voz da Presidência egípcia também disse que os dois países estavam em coordenação com organizações humanitárias internacionais sob a supervisão da ONU para garantir a chegada de ajuda.

Num comunicado, o gabinete de Netanyahu afirmou que “não impedirá” as entregas de alimentos, água e medicamentos, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Armas levadas do Exército Brasileiro são capazes de derrubar aviões e atingir alvos a 6 quilômetros de distância
Europa aumenta alerta de terrorismo e antissemitismo após escalada da guerra no Oriente Médio
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play