Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Banco Central abre investigação interna para apurar a condução do caso do Banco Master

O BC (Banco Central) abriu uma investigação interna para apurar a condução do caso do Banco Master. O objetivo é verificar eventuais falhas no processo de fiscalização e liquidação extrajudicial da instituição financeira do banqueiro Daniel Vorcaro.

A auditoria é um processo sigiloso e começou logo depois da liquidação do banco, determinada em novembro do ano passado. A medida visa, principalmente, descobrir por que a área técnica demorou para detectar o aumento das operações de risco do Banco Master.

A abertura da sindicância foi decretada pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, ainda em dezembro. Isso porque um processo de liquidação extrajudicial, como ocorreu no caso do Master, é um fato grave e precisa ser devidamente documentado.

Desde que a auditoria foi aberta, os diretores Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, que comandavam o Departamento de Supervisão Bancária do BC, deixaram os cargos. A área é a responsável por detectar a saúde das instituições financeiras.

Nos últimos meses, o Master esteve no centro de decisões e questionamentos que mobilizaram o BC, o TCU (Tribunal de Contas da União) e o STF (Supremo Tribunal Federal).

A crise iniciou com suspeitas relacionadas a operações financeiras realizadas pela instituição, que levaram o BC a decretar a liquidação extrajudicial do banco. A medida, no entanto, passou a ser contestada, abrindo espaço para novas análises sobre seus fundamentos. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (29) pelo Blog do Valdo Cruz, do site G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível no site do programa
Novos semáforos entram em operação na avenida Icaraí, na Zona Sul de Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play