Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de outubro de 2025
O BC (Banco Central) informou nesta terça-feira (7) que ainda existem, nas instituições financeiras, R$ 10,46 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes. O balanço considera valores contabilizados até agosto.
Deste total: R$ 8,08 bilhões são recursos de 48,4 milhões de pessoas físicas; R$ 2,37 bilhões são valores de 4,56 milhões de empresas. Até o momento, o Banco Central informou que já foram devolvidos R$ 11,74 bilhões em recursos que estavam esquecidos nas instituições financeiras.
O sistema do BC permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições. O prazo oficial para buscar os recursos teria, em tese, acabado em 16 de outubro de 2024. Entretanto, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para clientes resgatarem os valores nas instituições financeiras.
Como consultar o dinheiro esquecido
O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.
Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.
Pedido automático
Desde 27 de maio, o BC informou que é possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores a receber. A novidade, segundo a instituição, é que a adesão ao novo serviço é facultativa. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. As demais funcionalidades do sistema continuam iguais.