Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de setembro de 2025
O BC (Banco Central) reduziu de 2,1% para 2% a projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2025, de acordo com o Relatório de Política Monetária, divulgado nesta quinta-feira (25) pela autoridade monetária.
Segundo o BC, a ligeira diminuição da expectativa se deve aos efeitos, mesmo que incertos, do tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de sinais de moderação da atividade econômica do Brasil no terceiro trimestre. A instituição financeira ponderou que esses fatores foram parcialmente compensados por prognósticos mais favoráveis para a agropecuária e indústria extrativa.
“Mantém-se a expectativa de continuidade da moderação da atividade econômica ao longo do segundo semestre de 2025, tendência que deve se estender para o ano seguinte”, disse o BC no relatório.
Para 2026, ano que será marcado pelas eleições presidenciais no País, o BC projetou um crescimento ainda menor para o PIB brasileiro, de 1,5%. Essa é a primeira vez que a autoridade monetária divulga uma estimativa para a atividade econômica no próximo ano.
Sobre 2026, o BC afirmou que a projeção considera a manutenção da política monetária em campo restritivo, o baixo nível de ociosidade dos fatores de produção, a perspectiva de desaceleração da economia global e a ausência do impulso agropecuário observado em 2025.