Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de outubro de 2025
O Banco do Brasil (BB) ampliou as funcionalidades de seu assistente virtual no WhatsApp, que agora permite a realização de transferências via Pix por meio do envio de imagens. A nova função se soma às opções já disponíveis desde 2020, como o envio de comandos por voz. A ferramenta, baseada em inteligência artificial, busca oferecer mais praticidade e agilidade nas transações bancárias.
De acordo com o BB, para efetuar uma transferência por imagem, o cliente precisa apenas enviar, no WhatsApp do banco, uma foto contendo a chave Pix. A imagem pode incluir também o valor da transação. A operação é confirmada na própria conversa com o assistente virtual. O sistema identifica o conteúdo da imagem e, com base no contexto, apresenta ao usuário as transações recentes para facilitar o processo.
“A conversa com o assistente ocorre de forma espontânea e natural, proporcionando agilidade, praticidade e inovação no relacionamento com o cliente”, destacou o banco em nota oficial.
O Banco do Brasil afirma ainda que seu canal no WhatsApp atingiu a marca de 20 milhões de usuários ao fim do primeiro semestre de 2025. A nota de satisfação dos clientes com a solução, segundo a instituição, está acima da média do mercado. O número oficial do canal do BB no aplicativo é (61) 4004-0001.
Pix Parcelado
Enquanto amplia os serviços digitais, o BB também acompanha os próximos passos do Banco Central (BC) em relação ao Pix Parcelado, nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos que deverá ser oficialmente regulamentada na última semana de outubro. A funcionalidade foi anunciada em abril deste ano.
De acordo com o BC, o Pix Parcelado permitirá que o pagador utilize crédito para parcelar uma transação. Já o recebedor continuará recebendo o valor integral da operação de forma instantânea. A medida pretende impulsionar o uso do Pix no varejo, especialmente em compras de maior valor.
“O Pix Parcelado tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado”, afirmou o BC, acrescentando que a modalidade pode servir como alternativa de crédito para consumidores que enfrentam restrições de acesso ao sistema financeiro tradicional.
Apesar de ainda não estar oficialmente regulamentado, o sistema de parcelamento por meio do Pix já é oferecido por algumas instituições financeiras desde o fim de 2022. O Banco do Brasil, inclusive, foi pioneiro na oferta dessa funcionalidade. (Com informações de O Estado de S. Paulo)