Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Banritech Fly seleciona 8 startups para novo Ciclo de Aceleração

O Banrisul anunciou as startups escolhidas para a terceira edição do Banritech Fly, Programa de Aceleração desenvolvido pelo hub de inovação do Banrisul (Banritech), com apoio técnico do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS). Voltado a empresas em estágio de tração, escala e operação, o ciclo começa em 2 de outubro com previsão de término no dia 10 de dezembro, quando ocorre o Pitch Day.

Após a avaliação, foram selecionadas 8 startups: Hyven, Evertrack, Writeflow, 4MTI, Celero, Beeviral, LIHAI e TokenOne. As escolhidas representam seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o processo foi além da análise documental. “O Banritech Fly não é apenas uma vitrine de inovação, mas um laboratório vivo. Queremos soluções que, ao mesmo tempo, resolvam desafios internos e abram caminhos para novos negócios no setor financeiro. A escolha das startups reflete nosso compromisso de transformar ideias em impacto real”, comenta o dirigente.

A pré-seleção ocorreu entre 25 de agosto e 1º de setembro, baseada nos critérios do edital publicado em julho. Na fase seguinte, as startups participaram de pitches transmitidos ao vivo, com até 20 minutos de apresentação e rodada de perguntas conduzidas por banca composta de colaboradores do Banrisul vinculados à área do desafio e especialistas em inovação e empreendedorismo.

“Criamos um ambiente em que as startups podem testar suas soluções diante de problemas concretos e com feedback imediato de quem vivencia esses desafios no dia a dia. Essa proximidade acelera a curva de aprendizado e aumenta a chance de gerar inovação aplicável”, explica Stella Sapper, líder do Tecnopuc Crialab.

Próximo passo

Ao longo de dois meses e meio, as startups terão acesso a mentorias, redes de relacionamento e validação direta com as equipes do Banrisul. No fim do ciclo, ocorre o Pitch Day e serão selecionadas as três Startups destaque do Banritech Fly.

As startups receberão a inscrição, passagens aéreas e hospedagem para a participação em eventos de referência do segmento e empreendedorismo e inovação. A primeira colocada será premiada com a participação no SXSW, nos Estados Unidos, MWC, em Barcelona ou evento equivalente. Já a segunda e terceira colocadas poderão participar do webSummit, no Rio de Janeiro. As Startups terão o prazo de um ano para usufruir da premiação correspondente à sua classificação.

Desafios estratégicos

As startups selecionadas foram distribuídas em seis frentes de inovação, alinhadas às prioridades do Banrisul:

  • Gestão de Imóveis: consolidar e monitorar informações de unidades e ativos do banco, promovendo eficiência e suporte a decisões estratégicas.

Selecionada: Hyven (Rio Grande do Sul).

A startup possui uma plataforma interativa que utiliza indicadores de desempenho e monitoramento para aprimorar a tomada de decisão em tempo real, mensurando a relevância e abrangência conforme a necessidade da empresa.

  • Performance Interna: medir o desempenho de equipes e otimizar a alocação de recursos, em qualquer modelo de trabalho.

Selecionadas: Evertrack e Writeflow (São Paulo).

Evertrack (São Paulo): É uma solução corporativa de monitoramento e análise em tempo real, construída sobre arquitetura cliente-servidor e micro serviços em nuvem. A combinação das tecnologias permite alta disponibilidade, escalabilidade horizontal automática, resiliência em cenários de instabilidade e segurança robusta, alinhada às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Writeflow (São Paulo): É uma plataforma de automação e gestão de processos baseada em BPMN, que integra sistemas, organiza rotinas e orquestra agentes de Inteligência Artificial para transformar a performance operacional em diferentes modelos de trabalho, conecta metas, entregas, feedbacks e PDI’s em um ambiente visual, rastreável e acessível. Os colaboradores podem interagir com um assistente virtual inteligente, treinado com as regras e fluxos da instituição.

  • Inteligência de Mercado: usar dados públicos para gerar leads qualificados, apoiar a prospecção de clientes e personalizar ofertas.

Selecionada: 4MTI (Minas Gerais): A ferramenta parte da integração de bases públicas, privadas e internas para reduzir a necessidade de trabalho manual e o risco de inconsistências. A tecnologia utilizada pela 4MTI combina plataformas proprietárias, como o DataSelf com arquitetura em nuvem escalável e ferramentas de ETL e APIs de integração, que garantem a interoperabilidade com sistemas legados e plataformas já existentes nos clientes.

  • Agregador Financeiro PJ: automatizar a gestão financeira de PMEs com soluções personalizadas.

Selecionada: Celero (Paraná): A plataforma oferece personalização por segmento e maturidade do cliente, permitindo configurar dashboards, relatórios e jornadas de uso, de acordo com o porte, setor e objetivos da empresa. Por meio de categorização inteligente, relatórios analíticos e consolidados, e notificações proativas, o gestor obtém insights baseados em dados.

  • Programa de Fidelidade: consolidar a visão dos produtos contratados em um programa de benefícios que fortaleça a relação com clientes.

Selecionadas: Beeviral (Rio de Janeiro) e Lihai (Santa Catarina).

Beeviral (Rio de Janeiro): A Beeviral disponibiliza uma plataforma SaaS de Member Get Member (MGM) totalmente automatizada. A solução possui IA responsável por personalizar comunicações, recomendar ofertas de inscrição e definir as melhores recompensas para cada perfil de cliente, aumentando taxas de conversão. Automação de campanhas e fluxo de engajamento: o sistema gerencia convites, inscrições e recompensas sem necessidade de intervenção manual, reduzindo esforço operacional.

Lihai (Santa Catarina): É uma solução baseada em IA aplicada ao comportamento do cliente, conectada a uma engine de campanhas automatizadas. Com base em comportamento de uso e histórico transacional, a plataforma sugere quais ações devem ser incentivadas e com que tipo de recompensa, ajustando as campanhas em tempo real. Os dados de engajamento e desempenho das campanhas são disponibilizados em dashboards gerenciais.

  • Garantia Tokenizada: tokenizar ativos usados como garantia em crédito, com liquidação via smart contracts.

Selecionada: TokenOne (São Paulo) – TokenOne é uma plataforma whitelabel para a gestão de ofertas e distribuição de ativos tokenizados seguindo os padrões de segurança e governança estabelecidos pelo Banco Central e CVM.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Cute Esmalteria inaugura primeira franquia na Zona Norte de Porto Alegre
Brilha Som grava DVD ao vivo comemorativo aos 35 anos de carreira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play