Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Baratas trazem riscos para crianças e pets? Especialista responde

Fãs de locais escuros e cheios de alimentos, baratas encontram em lixos, esgotos e locais sujos um bom lugar para viver e se reproduzir. A preferência por tais ambientes fazem com que o inseto se torne um possível propagador de doenças.

Segundo a bióloga e pesquisadora científica do Laboratório de Bioquímica do Instituto Butantan, Dra. Adriana Rios Lopes, “as baratas transitam por muitos lugares, como esgotos e lixo, que também são ambientes para o crescimento de microrganismos patogênicos, isto é, que causam doenças. Assim, as baratas acabam levando esses microrganismos para alimentos, por exemplo”.

Esses microrganismos podem ser carregados para dentro de casa, expondo crianças e pets a problemas de saúde. Além disso, as baratas também têm um organismo adaptável, o que as tornam resistentes a repelentes tradicionais. Por isso, alguns dos métodos para afastá-las contêm químicos que também podem ser prejudiciais a outras espécies.

“Outro aspecto são os inseticidas que, em geral, também são tóxicos e requerem um cuidado especial em relação aos pets.”

Para a Dra. Adriana, a prevenção às baratas é a melhor forma de garantir com que elas não prejudiquem a saúde dos pequenos e dos mascotes. Para isso, ela aconselha limpeza, vedação e descarte apropriados dos lixos, além de bloqueios a áreas de entrada, como arestas e janelas.

“Hoje existem algumas estratégias para o controle, como iscas em gel que causam um efeito amplo pois a barata ingere o inseticida e volta para o ninho, liberando o inseticida nas fezes e afetando outros indivíduos. Inseticidas em pó são utilizados para áreas secas, como rede elétrica. A maioria dos produtos químicos utilizados (Fipronil, Imidacloprido, Indoxacarbe) estão relacionados a afetar o sistema nervoso do inseto”, concluiu a bióloga.

Previna doenças

Existem ações preventivas para combater doenças causadas por baratas. Os cuidados envolvem medidas que limitam o acesso dos insetos a ambientes internos e, assim, reduzir seu potencial de contaminação.

Confira alguns cuidados básicos recomendados:

• Limpe regularmente os espaços da sua casa, superfícies e áreas de alimentação, com objetivo de eliminar resíduos que possam atrair as baratas.
• A higiene adequada das mãos é fundamental, especialmente antes de preparar alimentos, comer ou após manusear resíduos.
• Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, fendas e outros pontos de entrada potenciais em sua casa pode impedir significativamente o acesso de baratas.
• Mantenha os alimentos guardados em recipientes fechados.
• Evite deixar detritos e restos de alimentos sobre a pia.
• Sempre manter o lixo em recipientes fechados.
• Colocar tampas em ralos de áreas lavadas, como banheiros e pias.
• Use inseticida de uso doméstico contra baratas (leia atentamente o rótulo e os cuidados ao utilizar em casa com crianças e animais).

Ao combinar essas práticas, é possível reduzir efetivamente os riscos e garantir um ambiente de vida mais saudável.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Celulite facial: os sintomas da infecção grave que causou internação de jornalista
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play