Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Bebês em incubadoras são levados para loja durante incêndio em hospital de Fortaleza

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento que uma loja de acessórios de celulares recebe quatro incubadoras com bebês retirados da UTI Neonatal de um hospital na cidade de Fortaleza (CE). A unidade hospitalar, localizada no Centro da capital cearense, sofreu com um incêndio de grandes proporções nesta quinta-feira (13).

A loja de acessórios fica em um centro comercial popular chamado Beco da Poeira, localizado em frente ao hospital. O vídeo mostra funcionárias do hospital chegando ao estabelecimento e ligando as incubadoras à rede elétrica com a ajuda da população.

Vídeos mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. Os bebês foram colocados provisoriamente nas lojas do centro comercial até a chegada de ambulâncias. Com o incêndio, comerciantes do Beco da Poeira e a população que estava no entorno ajudaram as equipes de salvamento a resgatar pacientes. Imagens mostram homens e mulheres fazendo um cordão humano para isolar a área, enquanto outros carregaram macas e incubadoras.

Conforme o dono da loja de celulares que recebeu as incubadoras, o estabelecimento foi escolhido para receber os quatro bebês porque a loja é climatizada. Do lado de fora, fazia sol e os termômetros marcavam cerca de 30º C.

As chamas começaram um pouco antes das 11h e atingiram a área externa do hospital. O fogo foi controlado por volta de 11h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Conforme a Secretaria da Saúde, o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital.

Ainda conforme a secretaria, nenhuma área assistencial do hospital foi atingida pelas chamas e não há feridos. Apesar disso, por precaução, os pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals foram transferidos para outras oito unidades de saúde de Fortaleza.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Tânia Mara, 117 bebês devem ser evacuados do hospital César Cals e transferidos para outras unidades de saúde. Além deles, 153 mulheres também foram levadas a outros hospitais.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital.

“As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, pontuou a pasta.

O governador Elmano de Freitas acrescentou que determinou a transferência dos pacientes para outra unidade até a “plena normalidade” do Hospital César Cals.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Militares dos Estados Unidos apresentam a Trump opções para atacar a Venezuela, diz TV
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play