Sábado, 17 de maio de 2025

Bolsonaro grava vídeos com aposentados e mira associações e sindicatos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem gravado vídeos com aposentados sobre as fraudes no INSS mirando cobranças a associações e sindicatos. O PT quer emplacar a linha de que os roubos começaram no governo Bolsonaro, enquanto bolsonaristas miram associações e sindicatos com ligações com a esquerda.

Bolsonaro e o governo Lula (PT) tem travado uma guerra a respeito da responsabilidades sobre as fraudes.

Segundo assessores, o objetivo da campanha, que é coordenada pelo marqueteiro Duda Lima, não é discutir em qual governo começaram as fraudes, mas “expor quem roubou” para que “quem roubou que devolva o dinheiro”.

Uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que entidades sindicais e associações que prestam serviços a aposentados cadastravam beneficiários do INSS sem autorização — usando assinaturas falsas — para aplicar descontos mensais diretamente na folha de pagamento.

Segundo as investigações, o esquema começou no governo de Jair Bolsonaro (2019–2022) e se aprofundou no atual governo. Entre os alvos está o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, apontado como o operador central do esquema e sócio de 21 empresas.

A fraude pode ter atingido 4,1 milhões de pessoas. Entre 2023 e o primeiro semestre de 2024, os descontos indevidos superaram R$ 3,2 bilhões. Em 95% dos casos, os beneficiários afirmaram que não autorizaram os débitos.

O escândalo levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Ele foi indicado ao cargo pelo então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e foi citado nas investigações como figura-chave da estrutura envolvida nas fraudes.

Diante da pressão crescente, Lupi pediu demissão em 2 de maio. Em nota, afirmou que seu nome não foi citado nas investigações, mas reconheceu a gravidade da crise. A saída foi negociada diretamente com o presidente Lula.

Nos bastidores, o governo avaliava que a permanência de Lupi era insustentável e que o desgaste poderia contaminar ainda mais a imagem do Planalto.

Vídeo

Na segunda-feira (12), o Partido dos Trabalhadores (PT) publicou um vídeo nas redes sociais associando o esquema bilionário de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O governo do presidente Lula descobriu a fraude do INSS e trabalha para devolver o dinheiro que roubaram de aposentadorias e pensões”, afirma a narradora do vídeo.

“Quem congelou reajustes no INSS por quatro anos foi Bolsonaro. Quando foi instituída a fraude do INSS? Foi no governo Bolsonaro“, completa. Nesse ponto, o vídeo mostra uma imagem do ex-presidente com tarja “2020”, fazendo referência ao ano que o governo Bolsonaro chefiava o instituto.

A publicação feita pelo PT acontece após uma postagem similar feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que divulgou um vídeo atribuindo a culpa do esquema ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Senador do PT assina pedido para criar Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS
INSS registra mais de 1,3 milhões de pedidos de devolução de descontos de aposentados e pensionistas em três dias
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play