Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de outubro de 2025
As instituições financeiras passaram a disponibilizar nesta quarta-feira (1º), nos seus aplicativos, um botão para que uma transação via Pix possa ser facilmente contestada.
De acordo com o BC (Banco Central), a nova ferramenta permite contestar fraudes, golpes ou cobranças indevidas de forma rápida e acessível, sem precisar telefonar para o banco. “O principal objetivo do autoatendimento é garantir agilidade na contestação”, explicou a autoridade monetária.
“Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude. O autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”, acrescentou a autoridade monetária.
Segundo o BC, o mecanismo funciona da seguinte forma:
1- O cliente reporta que há uma transação suspeita, como golpes, coerção ou acesso fraudulento, por exemplo.
2- O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas.
3- O saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora.
4- As instituições financeiras analisam o caso posteriormente.
“Em casos de golpes ou fraudes, a devolução dos recursos depende da análise das instituições envolvidas e da existência de saldo na conta do usuário recebedor”, acrescentou o BC.
Os prazos de devolução são de até 11 dias nos casos de fraudes e de até 24 horas para falhas operacionais do Pix automático.
Sistema financeiro
De acordo com a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), o MED (mecanismo de devolução) não é uma ferramenta que aumenta a segurança antifraude, mas contribui para o monitoramento dos casos e permite que o cidadão forneça informações que agilizam o bloqueio e a devolução de valores em situações de fraude ou golpe.