Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de outubro de 2025
Neste sábado, 18 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Médico, efeméride dedicada a mulheres e homens que desempenham um papel essencial na saúde da população. A data remete a São Lucas – padroeiro da categoria – e simboliza a união do conhecimento técnico ao cuidado humanizado.
O número de profissionais do segmento tem crescido no Rio Grande do Sul. Em 2024, o Estado contava com mais de 37 mil médicos, contingente que representa um aumento de 51% em 13 anos. A densidade é de 3,42 médicos por mil habitantes. E 42% deles estão concentrados em Porto Alegre.
A profissão é desafiadora e exige muito desses “doutores”, que enfrentam diariamente desgaste físico e emocional intenso na missão de alivar o sofrimento e, sempre que possível, salvar vidas. Dados recentes mostram que aproximadamente 45% dos médicos no País apresentam algum transtorno mental, como ansiedade, depressão ou burnout (o esgotamento profissional).
Cerca de 62% já tiveram sintomas de burnout, associados a excesso de horas de trabalho (47%), baixa remuneração (32,6%) e sobrecarga burocrática (27%). Além disso, 71% da categoria não tem tempo para atividades físicas regulares e 65% dormem menos de seis horas por dia, agravando assim o quadro de exaustão.
Esses números revelam a necessidade urgente de políticas que cuidem da saúde física e mental desses profissionais, para que possam exercer suas funções com qualidade e humanidade.
Valorização e apoio são fundamentais para manutenção e avanço dos serviços de saúde tanto nas áreas urbanas quanto rurais, e no Brasil não é diferente. O Dia do Médico uma homenagem permeada de reconhecimento e reflexão sobre o papel vital desses profissionais na promoção da saúde e do bem-estar da população.