Sábado, 20 de dezembro de 2025

Brasil chega a recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros no ano

Brasil acaba de alcançar um novo recorde no turismo internacional. São 9 milhões de histórias vividas, 9 milhões de roteiros percorridos e 9 milhões de experiências compartilhadas pelos destinos brasileiros. Desde janeiro, mais de 9 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no país, um número inédito que supera, com folga, os 6,7 milhões registrados em 2024, até então o melhor resultado da série histórica. A trajetória de crescimento é consistente e aponta para um novo marco: a expectativa de atrair 10 milhões de turistas internacionais.

O desempenho expressivo já supera, antecipadamente, a meta do Plano Nacional de Turismo, projetada para 2027 que previa 8,1 milhões de visitantes internacionais até lá. O Brasil virou a chave. Isso é resultado direto de ações concretas do Governo do Brasil, que apostou na valorização do turismo como setor estratégico de desenvolvimento.

Gastos dos estrangeiros

Ano de recordes nas chegadas de turistas estrangeiros, 2025 também deve ser marcado pelo maior volume da história em receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil. De janeiro a novembro deste ano, visitantes vindos de vários lugares do mundo deixaram na economia brasileira US$ 7,17 bilhões. O balanço foi divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (19). Um volume de recursos 8,41% maior em relação ao mesmo período do ano passado e muito próximo do total de 2024, que foi de 7,3 bilhões de dólares.

Estruturação

Por meio do Ministério do Turismo, foram destinados recursos a estados e municípios de todas as regiões do país, garantindo a conclusão de mais de 270 obras de infraestrutura turística, com investimentos superiores a R$ 360 milhões. Os melhorias incluem desde sinalização turística qualificada até a reforma de orlas, praças, equipamentos públicos e atrativos, fortalecendo a experiência do visitante e ampliando a competitividade dos destinos brasileiros.

Esse avanço no fluxo internacional também se reflete diretamente na economia e no mercado de trabalho. Somente em 2025, o setor turístico já contabiliza mais de 1,5 milhão de admissões formais, com saldo positivo de 90 mil novos postos de trabalho. Os números reafirmam a capacidade do turismo de gerar emprego e renda de forma descentralizada e inclusiva, beneficiando diferentes perfis profissionais e regiões do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de turismo

Turismo nacional: as estratégias que reposicionaram o Brasil no cenário global
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play