Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, aponta o Ministério da Saúde

Os casos de dengue no Brasil podem atingir um número recorde neste ano, chegando a 4,2 milhões, informou nesta sexta-feira (9) a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. No ano passado, foram registradas 1,6 milhão de ocorrências.

Até agora, o País já registrou mais de 395 mil casos (prováveis e confirmados) de dengue, com 53 mortes causadas pela doença. No mesmo período de 2023, haviam sido verificados pouco mais de 93 mil casos.

A campanha de vacinação contra a dengue no SUS (Sistema Único de Saúde) começou nesta sexta pelo Distrito Federal, que apresenta a maior incidência de casos no País.

Segundo a secretária, até o final de março, serão cobertas todas as 521 cidades selecionadas para essa primeira etapa da imunização. Nenhuma delas é gaúcha.

“Nós estamos vendo uma antecipação dos casos que nós ainda não tínhamos visto nas últimas epidemias de dengue. Em geral, há um crescimento de casos no final de março e começo de abril. Nós começamos a ver o crescimento dos casos [neste ano] já em janeiro”, disse Ethel.

Ela explicou que uma preocupação na hora de definir os critérios de prioridade dos municípios que receberão mais doses foi, além da população acima de 100 mil habitantes, a circulação maior do sorotipo 2, que pode causar um tipo mais grave da doença. No primeiro lote de vacinas, serão distribuídas 752.184 doses.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais de 300 quilos de maconha são apreendidos na BR-101, no litoral gaúcho. Excesso de peso em carro chamou a atenção da polícia
Praias do Lami e Belém Novo estão próprias para banho em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play