Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Brigadiano vai a júri popular por morte de motorista durante perseguição policial na Zona Sul de Porto Alegre

Um policial da Brigada Militar (BM) vai a júri popular nesta quinta-feira (15) pela morte do engenheiro civil Vilmar Mattiello, 58 anos. O caso ocorreu na madrugada de 14 de janeiro de 2016, quando a vítima voltava para casa e foi baleada após não atender a uma ordem para que parasse o seu veículo na avenida Wenceslau Escobar (bairro Tristeza), Zona Sul de Porto Alegre.

Conforme denúncia apresentada meses depois pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), o condutor voltava para casa com um amigo no banco do carona. Ele cruzou uma sinaleira de trânsito em alta velocidade, próximo a um posto da BM, desencadeando perseguição. Disparos foram feitos contra o vidro traseiro do veículo e um dos projéteis atravessou o encosto do banco, atingindo o condutor.

O engenheiro – casado e com duas filhas – perdeu o controle do carro, que acabou colidindo contra com poste. Um vídeo de câmera de monitoramento ajudou a 6ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no trabalho de investigação. O inquérito levou à conclusão de que o policial (acompanhado de um colega em viatura da corporação) teve a intenção de matar.

A acusação é de homicídio simples, além de tentativa de homicídio (no caso do outro ocupante do automóvel). Serão ouvidas seis testemunhas de acusação e uma de defesa, além do próprio brigadiano.

“Trata-se de um caso de extrema gravidade e que o Ministério Público acompanha desde o início para garantir a condenação”, ressalta o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, que atuará em plenário na 2ª Vara do Júri, no Foro Central. “Inicialmente denunciamos o réu por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, mas o Poder Judiciário retirou os agravantes.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Bolsonaro cancela agenda na Paraíba de olho em organização de ato na Paulista
Fora de casa, Grêmio empata sem gols com Ypiranga pelo Campeonato Gaúcho
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play