Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de julho de 2023
Dentro do ciclo de Debates “Pensando o Brasil”, o CMT Advogados promove em 14 de julho, às 9h30min, em Porto Alegre, o painel sobre o livro “O País do Futuro e Seu Destino – Ensaios sobre o Bicentenário do Brasil: 1822-2022”, com o organizador da obra, João Carlos Brum Torres.
O autor combina a experiência acadêmica, como professor titular aposentado de Filosofia da UFRGS, e a atuação em políticas públicas, como ex-secretário estadual do Planejamento.
O livro é uma coletânea de ensaios que olha o País a partir da perspectiva de uma seleção de autores que abrange da literatura e do jornalismo à economia e à agricultura, passando pela sociologia e pela filosofia.
A obra parte de uma profecia do escritor Stefan Zweig, que fugindo de uma Europa conflagrada e atravessada pelo antissemitismo viveu no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Seu convívio com o povo brasileiro inspirou o célebre Brasil, um país do futuro (1941), em que discorre sobre diversos cantos e aspectos da nação que via como uma forte promessa.
No ano de 2022, nas comemorações dos 200 anos da Independência, o sentimento geral parece ser o de que a promessa vislumbrada por Zweig não se cumpriu e de que não há o que se celebrar. Essa percepção é um dos temas que Brum Torres leva ao debate no dia 14 de julho no CMT Porto Alegre (Av. Carlos Gomes, 1.340, Auxiliadora, 13º andar – Auditório).
Serviço
O que: painel sobre o livro O País do Futuro e Seu Destino – Ensaios sobre o Bicentenário do Brasil: 1822-2022, com o organizador da obra, João Carlos Brum Torres, dentro do ciclo de Debates “Pensando o Brasil”
Quando: 14 de julho, 9h30min
Onde: CMT Porto Alegre (Av. Carlos Gomes, 1.340, Auxiliadora, 13º andar – Auditório).