Segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de agosto de 2025
O caldo de ossos, popular nas redes, é feito com ossos, vegetais e especiarias cozidos lentamente. Rico em nutrientes,
oferece benefícios à saúde e é valorizado por sua tradição e versatilidade. O caldo de ossos é uma rica
fonte de colágeno, gelatina, aminoácidos e minerais como cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para a saúde da pele, ossos e articulações.
Além disso, o caldo fortalece o intestino com gelatina e glutamina, reduz inflamações, melhora articulações com
colágeno, condroitina e glucosamina, prevenindo artrite e melhorando a mobilidade e flexibilidade.
O que é o caldo de ossos?
O caldo de ossos é feito fervendo ossos carnudos por muitas horas, explica Rachael Mamane, ex-proprietária de uma pequena empresa de ações chamada Brooklyn Bouillon e autora do livro de receitas “Mastering Stocks and Broths” (“Dominando Sopas e Caldos, em tradução livre). Frequentemente, os cozinheiros usam ossos de carne bovina, suína ou de frango, especialmente aqueles com articulações e com tecido conjuntivo.
É semelhante a outros tipos de caldo em termos de ingredientes e sabor, e qualquer um deles pode servir de base para sopas ou ensopados. Mas o caldo de ossos normalmente se distingue pelo uso de ossos carnudos das articulações, pelo maior tempo de cozimento e pelos benefícios à saúde que lhe são atribuídos.
As horas de fervura ajudam a extrair mais proteína dos ossos e do tecido conjuntivo. A maior parte da proteína do caldo de ossos vem do colágeno, que torna os tecidos dos animais mais fortes e flexíveis, explica Keith Baar, professor de fisiologia molecular do exercício na Universidade da Califórnia, em Davis. À medida que o caldo ferve, o colágeno se dissolve dos ossos e tecidos.
As proteínas do colágeno formam uma gelatina quando resfriadas, conferindo ao caldo sua textura característica.
Pode melhorar a pele?
O colágeno é parcialmente responsável pela firmeza e elasticidade da pele, diz a dermatologista da Faculdade de Medicina Baylor em Houston, Rajani Katta. Alguns estudos sugerem que tomar suplementos de colágeno pode beneficiar a saúde da pele, embora muitos tenham sido financiados por fabricantes de suplementos.
Katta considera que as evidências sobre os suplementos de colágeno são preliminares e não convincentes, e ela não estava ciente de estudos sobre o efeito do caldo de osso na nossa pele. Com informações do portal O Globo.