Quarta-feira, 22 de abril de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de abril de 2026
O Irã mandou o presidente dos EUA, Donald Trump, “calar a boca” em um vídeo feito com IA (inteligência artificial) para zombar da nova extensão do cessar-fogo na guerra entre os dois países, anunciada pelo republicano na terça-feira (21).
O vídeo, divulgado pela agência estatal Fars e que pode ser caracterizado como uma propaganda de guerra, mostra Trump e uma delegação de autoridades de alto escalão do governo dos EUA “esperando” os iranianos em uma mesa de negociações.
Ao longo do vídeo, o presidente dos EUA faz ameaças contra o Irã, como as que ele tem feito em suas redes sociais durante a guerra, e, em seguida, chega um bilhete do regime iraniano escrito “Trump, cale a boca”.
Trump, então, aparece boquiaberto e anuncia a extensão da trégua no conflito. Em seguida, é possível ouvir uma trilha sonora de risadas, como em uma série de comédia.
Ao anunciar a extensão do cessar-fogo por tempo indeterminado, o presidente dos EUA disse que a sua decisão ocorreu a pedido do Paquistão, que tem intermediado as negociações de paz.
O vídeo de IA segue uma tendência de propagandas de guerra com viés jocoso e provocativo publicadas nas redes sociais pelo regime iraniano durante o conflito com os EUA.
Em resposta ao anúncio de prorrogação do cessar-fogo, Teerã disse que o bloqueio naval ao Estreito de Ormuz equivale à continuidade da guerra e que negociará apenas quando os EUA o encerrarem.