Domingo, 19 de outubro de 2025

Câmara de Caxias do Sul arquiva denúncias contra o vereador Sandro Fantinel

As quatro denúncias contra o vereador Sandro Fantinel (sem partido), sendo duas envolvendo as falas sobre trabalhadores baianos resgatados em condição análoga à escravidão no Rio Grande do Sul, ambas pedindo a cassação do parlamentar, foram arquivadas, nesta terça-feira (16), pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

As representações haviam sido protocoladas pelas Defensorias Públicas do Rio Grande do Sul e da Bahia e pelo ex-vice prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris.

As denúncias envolvendo a fala sobre os trabalhadores baianos foram arquivadas, com 13 votos a favor e 9 contra. Eram necessários 16 favoráveis para cassar o vereador (dois terços da composição do plenário, incluindo o voto do presidente da Câmara).

O caso

Em 28 de fevereiro, durante fala na tribuna, o vereador disse que a cultura dos baianos se resume a “viver na praia tocando tambor”. E prosseguiu: “Deixem de lado esse povo acostumado com Carnaval e festa para não se incomodar novamente”, acrescentou. Na sequência, Fantinel sugeriu a contratação de argentinos, por exemplo. “São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário e ainda agradecem o patrão”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministro da Fazenda prevê aprovação da nova regra fiscal com “ampla margem”
Porto Alegre tem 1.675 casos confirmados de dengue neste ano
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play