Sexta-feira, 30 de maio de 2025

Câmara de Comércio Italiana do RS retoma atividades: foco em novos negócios e promoção da cultura ítalo-riograndens

Foi em clima de boas energias que a Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul, entidade reativada em fevereiro deste ano, anunciou a eleição do novo presidente, o empresário Erasmo Battistella, CEO da Be8, e deu início efetivo a este novo ciclo na última terça-feira (27).

Na reunião, realizada no Hotel Deville, em Porto Alegre, foi definida uma nova fase da Câmara, que busca colocar o estado no centro do mapa de investimentos europeus, gerar valor para os associados e aumentar o volume de negócios entre o estado e a Itália, além de valorizar e promover a cultura ítalo-riograndense.

Durante o encontro, Erasmo apresentou o plano de trabalho até 2028. Entre os principais objetivos, está a busca por novos associados – pessoas físicas e jurídicas – e a ampliação da presença da Câmara no interior do Rio Grande do Sul, com a realização e a participação em eventos de aproximação com comunidades e empresas do setor primário, da indústria, do comércio e de serviços.

Dentre os compromissos assumidos pela diretoria, está a instalação de uma moderna sede no Condomínio Carlos Gomes Square, na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre. A nova diretoria pretende organizar uma missão empresarial italiana venha ao RS no primeiro trimestre de 2026. Depois, o movimento deve ser replicado no sentido inverso, levando associados da Câmara à Itália em busca de parcerias e oportunidades de internacionalização.

“Queremos ser referência nacional e internacional entre as câmaras de comércio, abrindo portas e gerando resultados para os associados. A Câmara é um espaço plural e aberto a todas pessoas e empresas interessadas em promover a integração entre Rio Grande do Sul, Itália e Europa, e isso não se limita apenas aos descendentes italianos. Todos são bem-vindos”, destacou Erasmo.

Nova proposta da Câmara Italiana: “Pensar grande”

“Nós precisamos pensar grande. Temos a oportunidade de trazer investimentos de empresas italianas para o Rio Grande do Sul, mas também podemos investir na Itália. A Câmara de Comércio Italiana voltou, e voltou para valer”, destaca Erasmo Battistella.

“É um novo ciclo que inicia, motivo de orgulho para todos nós. As expectativas são altas, afinal, esta não é uma entidade qualquer, é a Câmara de Comércio Italiana que reúne boa parte das principais empresas gaúchas. Precisamos mostrar que o Rio Grande é central nas relações entre Brasil e Itália, e estamos dando um passo fundamental para que isso seja realizado”, avaliou o cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso.

“A Câmara de Comércio Italiana é um espaço essencial para fazermos negócios e gerar valor para as nossas empresas. Se entendermos bem o conceito e trabalharmos juntos, vamos colher ótimos resultados”, comentou Neco Argenta, vice-presidente da entidade.

“Muitas pessoas fizeram contato comigo nos últimos meses perguntando sobre a Câmara. Agora, precisamos trabalhar para trazer novos associados e fortalecer a entidade”, complementou Gelson Castellan, também vice-presidente.

Na reunião, foi apresentado o novo diretor-executivo da Câmara, Filippo Mariani. Italiano radicado no Brasil, Mariani é formado em Ciência Política pela Universidade de Torino e pós-graduado em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Com 14 anos de atuação no mercado corporativo brasileiro, o executivo tem experiência em desenvolvimento de negócios, comunicação, marketing, sustentabilidade e práticas ESG. Ele será o responsável por conduzir questões de cunho operacionais da entidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Projeto que obriga “botão do pânico” em aplicativos de transporte avança na Câmara
Gustavo Victorino: política de combate ao HPV é lei no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play