Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Câmara dos Deputados aprova projeto que transforma, simbolicamente, Belém, no Pará, em capital do Brasil durante a COP30

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (25), um projeto de lei que transfere simbolicamente a capital do Brasil para Belém (PA) durante a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), entre os dias 10 e 21 de novembro. O texto, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT), teve 304 votos favoráveis, contra 64. Agora falta a aprovação do Senado e depois a sanção do presidente Lula.

O projeto não traz gastos públicos, frisou Salabert. Na prática, a mudança é que qualquer ato ou despacho assinado pela presidência e ministros durante a COP precisará fazer referência a Belém como capital nacional, e não Brasília.

A deputada defendeu seu projeto na Câmara, e disse que a lei é um recado do Congresso para o Brasil e para o Mundo de que a Amazônia e Belém não são “periferia”, mas sim o centro das discussões globais.

“Não é só um gesto simbólico. É um compromisso do Brasil com a agenda climática e o desenvolvimento. A Amazônia não é só um patrimônio do Brasil, é um patrimônio da humanidade. Isso significa colocar a região amazônica no centro das discussões políticas globais”. (Com informações de O Globo) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presidente dos Estados Unidos diz acreditar que acordo sobre guerra em Gaza está próximo
Ministro do Supremo Alexandre de Moraes revoga bloqueio de perfis de Carla Zambelli
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play