Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de outubro de 2023
Deflagrada pelo Ministério da Saúde no dia 14 e concluída nesse sábado (28), a campanha nacional de multivacinação registrou em Porto Alegre, ao longo de três fins de semana, um total de 18.746 doses aplicadas em crianças e adolescentes de até 15 anos. A ofensiva anual tem por finalidade estimular a atualização das cadernetas de imunização.
Na lista de doenças estão fármacos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite, paralisia infantil, rotavírus, meningite, febre-amarela, varicela, difteria, gripe e covid, dentre outras. Gestantes também receberam vacina, assim como adultos em geral que acompanhavam os pequenos puderam atualizar o esquema de proteção contra coronavírus e influenza.
A abertura da campanha teve 1.562 doses aplicadas em nove postos de saúde especialmente abertos para a campanha: Bom Jesus, Farrapos, 1º de Maio, Santa Marta, São Carlos, Rubem Berta, Tristeza e Esplanada da Restinga. Nesse último, uma iniciativa adicional: crianças nascidas entre junho de 2020 a dezembro de 2022 receberam uma caderneta de vacinação confeccionada pela Secretaria da Saúde da capital gaúcha.
O ápice se deu em 21 de outubro, Dia D da Multivacinação e que contou com passe-livre nos ônibus do transporte público da cidade. Como resultado, mais de 15 mil doses administradas. A programação incluiu a presença do personagem “Zé Gotinha” nos locais de imunização, além de brinquedos infláveis, equipes fantasiadas e atividades lúdicas.
Já o encerramento da campanha, nesse sábado (28), abrangeu nove postos abertos: Álvaro Difini, Restinga, Macedônia, Moab Caldas, Vila Fátima, Jardim Carvalho, Timbaúva, Vila Elisabeth e Santa Maria. As equipes também se revezaram em ações extramuros para atender a população. A aplicação chegou a 1.512 doses.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, os números são bastante positivos: “O engajamento de mais de 1,3 mil profissionais ao longo desses três finais de semana foi fundamental para que tivéssemos ótimos resultados. A comunidade também está de parabéns pela mobilização ao levar nossas crianças e adolescentes para fortalecer o seu bem mais precioso, que é a saúde. Vacinas salvam vidas”.
Vacinação continua
É importante lembrar que a campanha terminou mas os 134 postos de saúde de Porto Alegre continuam a oferecer vacinas para a gurizada e demais faixas etárias aptas à imunização. Geralmente as unidades funcionam de segunda a sexta-feira (alguns com expediente das 7h às 21h30min), além de eventuais ações aos sábados ou mesmo domingos.
O procedimento é gratuito, seguro e eficaz, diferente do que apregoam os adeptos de fake-news ainda em circulação principalmente em aplicativos como o whatsapp. Trata-se de conteúdo sem qualquer respaldo nos fatos e que, mesmo assim, encontra eco em pessoas desinformadas ou mal-intencionadas.
(Marcello Campos)