Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de abril de 2025
A campanha de vacinação contra a gripe entra em uma nova fase a partir desta terça-feira (22), em Porto Alegre. Nesta terceira etapa, passam a ser incluídos novos grupos prioritários: profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e funcionários dos Correios.
Esses públicos se somam aos grupos que já vinham sendo vacinados desde o início da campanha, como idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e em situação de rua.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar ao menos 90% de cada grupo prioritário, o que representa 736.942 pessoas. Deste total, 308.381 são idosos com 60 anos ou mais.
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, com proteção contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Segundo a SMS, a imunização é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves da doença e reduzir o número de internações.
Para receber a dose, é necessário apresentar documentação específica. Gestantes, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência devem preencher uma autodeclaração; crianças precisam levar a caderneta de vacinação; e os demais grupos devem apresentar comprovante da condição, como crachá, receita médica ou carteira de trabalho.