Sábado, 12 de julho de 2025

Cantora tcheca morre após se infectar com covid propositalmente para ter “passe livre” sem vacina

Cantora da banda tcheca de música folclórica Asonance, Hana Horka morreu de complicações causadas pela covid. Antivacina, ela teria se deixado contaminar pela doença quando o filho e o marido – ambos vacinados contra o vírus – tiveram resultado positivo. A morte da cantora, que tinha 57 anos, foi divulgada pela família na segunda-feira.

Segundo o filho da cantora, Jan Rek, em entrevista à rádio Rozhlas, ele e o pai contraíram a doença no final do ano passado. A sua mãe havia tido resultado negativo no teste e decidiu expor-se ao vírus deliberadamente. O objetivo era conseguir se contaminar e, depois de curada, obter o certificado de imunidade usado no país que lhe permitiria frequentar alguns estabelecimentos sem ter de se vacinar.

“Ela preferiu viver normalmente conosco e pegar a doença para não ter que se vacinar. É triste que ela tenha acreditado mais em estranhos do que em sua própria família”, disse Jan Rek durante o programa de rádio.

Segundo o relato de Rek, sua mãe morreu em casa, com falta de ar. Dias antes, ela chegou a fazer publicações nas redes sociais comemorando a infecção: “Estou muito feliz porque, desta forma, poderei ter uma ‘vida livre’ como os outros, ir ao cinema, tirar férias, ir à sauna, ao teatro”, escreveu.

O filho afirma que os culpados pela morte de sua mãe são dois militantes influentes entre os antivacina tchecos: o ator Jaroslav Dušek e a bióloga Soňa Peková. “Eu sei exatamente quem estava por trás de seus pontos de vista. Eu escutei essas coisas por um ano”, disse o jovem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Patrimônio do cantor Prince, morto em 2016, foi estimado em 865 milhões de reais – ele não deixou testamento
Viúvo de Françoise Forton posta mensagem em homenagem à esposa nas redes sociais
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play