Sábado, 06 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de agosto de 2024
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira (19) a relação de candidatos por vagas ofertadas no Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, realizado no último domingo (18). O cargo mais disputado foi o de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas na especialidade de Engenheiro Civil. O cargo contou com a concorrência de 28.534 para uma vaga.
O CNU foi dividido em oito blocos destinados a diferentes áreas de especialidades e níveis de ensino. Confira como ficou a divisão de candidatos por vaga em cada um dos grupos:
Todas as vagas por áreas de conhecimento podem ser consultadas no site do Ministério da Gestão. Saiba o cronograma com as principais datas que os candidatos, que realizaram a prova durante a manhã ou tarde de domingo, devem ficar atentos, conforme divulgado pelo MGI:
A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou em balanço preliminar do Enem dos Concursos que a abstenção nas provas ficou alta, mas dentro do previsto pelo governo. Cerca de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para o concurso, mas dados preliminares do ministério apontam que cerca de 50% do público não compareceu. Segundo Dweck, há a tentativa de servidores de outras carreiras do serviço público tentarem uma oportunidade para ganhar mais, e desistirem.
“Não está acima do que a gente imaginava (a taxa de abstenção). A gente reconhece que os números não são baixos, mas quando a gente deu a oportunidade de desistir, pouquíssima gente desistiu, só 30.000 pessoas”, disse.