Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de fevereiro de 2026
Porto Alegre terá novamente Carnaval de Rua no calendário oficial, com uma programação descentralizada, gratuita e pensada para ocupar os bairros com cultura, alegria e convivência. De 14 a 17 de fevereiro, a cidade recebe 18 blocos distribuídos em cinco circuitos, em uma grande celebração popular que deve reunir mais de 20 mil pessoas.
A organização do evento é do Clube Amigos do RS (CARS), por meio de edital do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Com ampla experiência em projetos socioculturais e parcerias público-privadas, o CARS responde pelo planejamento operacional, articulação comunitária, logística, estrutura e coordenação geral dos desfiles.
O investimento total da prefeitura é de R$ 500 mil, garantindo apoio financeiro, infraestrutura e segurança, com banheiros químicos, gradis, ambulâncias, reforço no efetivo e suporte aos blocos participantes. Metade do recurso foi destinada aos cachês dos blocos, e o restante à montagem da estrutura.
Ao todo, 18 blocos oficiais desfilam em cinco circuitos: Zona Norte, Cruzeiro/Santa Tereza, Restinga, Cidade Baixa e Orla do Guaíba, promovendo a descentralização do Carnaval e fortalecendo o vínculo da festa com os territórios e suas comunidades.
“Com organização do CARS e apoio do município, a edição 2026 reafirma o compromisso com um Carnaval democrático, descentralizado e próximo das pessoas”, afirma José Ricardo Almada Fava, diretor técnico do CARS.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, os trajetos foram definidos a partir de escutas com coletivos dos bairros, subprefeituras e o Orçamento Participativo, processo conduzido em parceria com o CARS, assegurando um Carnaval plural, inclusivo e conectado com as demandas locais.
Os desfiles começam sempre às 16h, com duração média de 50 minutos por bloco, e encerramento entre 19h e 20h, conforme o circuito. Mais do que festa, o Carnaval de Rua de Porto Alegre reforça o papel do espaço público como lugar de encontro, diversidade e expressão cultural.
Programação
Sábado, 14/02
Circuito Zona Norte (3 blocos)
Trajeto: rua Ada Vaz Cabeda até a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (esquina com a rua Martins Félix Berta)
16h – Samba da Galeria
17h – Bloco do Nego Lelo
18h – Bloco da Bartira
Circuito Cruzeiro/Santa Tereza (3 blocos)
Trajeto: avenida Francisco Massena Vieira (esquina com a rua Cruzeiro do Sul) até a rua Neves;
16h – Arraial da Glória
17h – Bah Guri
18h – Bloco de Rua do Gato
Domingo, 15/02
Circuito Restinga (4 blocos)
Trajeto: Cecores até o Instituto Renascer da Esperança
16h – Bloco do Capeta
17h – Boi Bandido
18h – Amigos do Mano Delcio
19h – Gonhas da Folia
Segunda-feira, 16/02
Circuito Cidade Baixa (4 blocos)
Trajeto: Praça Garibaldi até a praça Isabel, a Católica
16h – Bloco do Isopor
17h – Ziriguidum Batucada Social
18h – Do Jeito que Tá Vai
19h – Areal do Futuro
Terça-feira, 17/02
Circuito Orla do Guaíba (4 blocos)
Trajeto: Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias
16h – Cia do Tragão
17h – B Loukos
18h – Afro-Tchê
19h – Panteras do Samba
Sobre o CARS
O Clube Amigos do RS (CARS) (https://cars.org.br/ ) foi criado em 2014 com o objetivo de fomentar projetos do terceiro setor que causem impacto positivo na sociedade. É uma associação privada formada por um grupo de amigos vinculados ao esporte. Com uma equipe multidisciplinar, o CARS já atuou em diversos projetos de parceria público-privada utilizando as leis de incentivo e renúncia fiscal. Entre os destaques estão o Carnaval na Orla POA é D+ em 2024, a I Copa Social Futuro Suave de Jiu Jitsu, que envolveu mais de 140 atletas de projetos sociais de todo RS e o Curso Defesa Pessoal para Mulheres, realizado no bairro Humaitá.