Sábado, 26 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de julho de 2025
Carolina Dieckmmann usou suas redes sociais para, mais uma vez, homenagear sua grande amiga Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), vítima de câncer no intestino, aos 50 anos. O corpo da artista foi velado nessa sexta-feira (25), no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, em cerimônia na qual Carolina esteve presente.
Após toda a comoção do velório, a atriz chegou em casa e publicou um novo texto lembrando Preta. Carolina compartilhou ainda uma imagem da blusa especial que usou para a cerimônia e da fitinha que foi distribuída no local, com os dizeres “Para sempre Preta”.
Ela também postou uma foto que tirou de uma bandeira LGBTQIAP+ com o rosto de Preta no centro, levada por um fã da artista e pendurada nas grades do lado de fora do Municipal.
“Depois de tudo, um silêncio imenso… mas foram tantos aplausos, Preta! Seu povo cantando… uníssono, sem parar. As ruas, as placas, as pessoas; bonito demais de ver”, escreveu Carolina, lembrando momentos do velório.
“Você mudou o mundo, meu amor. Eu sempre soube, parece que agora todos sabem… e nada será como antes, nem dentro, nem fora. Obrigada por ter me deixado entrar: ter tido você como melhor amiga, e por 25 anos… é benção, eu tenho certeza.”
“Você ecoa com uma coroa de resistência, força e alegria… e no peito ressoa infinito o seu AMOR. Voa, Pretinha… e até logo. Um pedaço seu fica comigo; um pedaço meu vai com você”, finalizou.
Além de ter participado do velório, a atriz também seguiu para a cerimônia de cremação de Preta Gil, que aconteceu no Crematório da Penitência, no Caju. O corpo da cantora foi transportado em um cortejo fúnebre até o local.
O trajeto incluiu o percurso do Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado recentemente em forma de homenagem à cantora, que durante anos comandou o famoso Bloco da Preta, arrastando multidões no Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.
Morte
Preta Gil morreu em Nova York (EUA). A cantora estava em tratamento contra um câncer no intestino desde 2023, chegou a se submeter a uma cirurgia que foi considerada bem-sucedida, mas depois sofreu com volta da doença por metástase em agosto de 2024.
Na época, ela contou localizou dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter, e ainda metástase no peritônio — membrana que protege os órgãos abdominais.
Preta Gil é filha do cantor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha. Ela deixa um filho, Francisco Gil, com o ator Otávio Müller, e uma neta, Sol de Maria.