Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Caroline de Toni é eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita, nesta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Depois de eleita na CCJ, De Toni comentou a rejeição ao seu nome e declarou que as pautas conservadoras devem ser respeitadas no Congresso.

“Não entendo tanta rejeição que teve o meu nome. Quero dizer só uma última palavra: que nós, deputados que somos conservadores, tivemos as maiores votações históricas do Brasil […] Essas pautas [conservadoras] também refletem o sentimento de milhões de brasileiros. Essas pautas são legítimas e merecem respeito e consideração no Parlamento”, declarou.

Ela negou que haverá “surpresas” na sua condução do cargo e disse que buscará guiar os trabalhos de forma equilibrada em prol da qualidade das propostas aprovadas e não na quantidade. “Aprovar muitas leis definitivamente não resolve os problemas do Brasil, por isso precisamos discutir projetos que realmente tragam autonomia, independência e liberdade para o povo brasileiro”, disse.

Após semanas de negociação, líderes partidários avançaram no acordo para a divisão da presidência das comissões permanentes, que devem ser instalada nesta quarta-feira.

O impasse sobre a presidência da CCJ – tida como a mais importante da Câmara e por onde passam praticamente todos os projetos – atrasou a distribuição.

Os partidos com as maiores bancadas eleitas têm a preferência de escolher quais comissões querem presidir. O PL tinha prioridade na escolha por ter elegido 99 deputados em 2022 – a bancada atual tem 96. A CCJ, entretanto, também era cobiçada por partidos do Centrão.

No ano passado, o PL abriu mão de presidir a CCJ para ter a relatoria do Orçamento federal. Neste ano, a sigla decidiu reivindicar o colegiado e escolheu Carol De Toni para o cargo. A deputada é integrante da bancada do agronegócio e é defensora da pauta pró-vida contra a legalização do aborto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério Público denuncia autor de facada que matou homem durante passeio com cachorro em Caxias do Sul
Senado aprova Regulamentação do Sistema Nacional de Cultura
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play