Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de fevereiro de 2024
Um motorista tentou invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desse sábado (24). Ele conseguiu passar pela primeira barreira de segurança, a quase 2 quilômetros do local, nas proximidades do Palácio do Jaburu, onde reside o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
O presidente Lula não correu nenhum risco no episódio. Ele teve compromissos oficiais no Rio de Janeiro, na sexta-feira (23), e retornou a Brasília no fim do dia.
O veículo avançou em direção ao Alvorada mesmo sem a autorização dos militares. Agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) chegaram a disparar tiros de advertência, que não convenceram o motorista a parar. Em seguida, o carro teve os pneus furados por uma “cama de faquir”, uma cama de pregos colocada sob o asfalto. Mesmo assim, o motorista conseguiu sair do local e ninguém foi preso.
Localização
O homem foi localizado no fim da tarde, em um condomínio próximo ao Alvorada. Ele alegou ter ido parar no local após errar o caminho de casa. O carro foi apreendido e passará por perícia, assim como o local da ocorrência.
O fato ocorreu no bloqueio que fica nas imediações do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República. A passagem serve de acesso à área do Alvorada.
A Polícia Federal (PF) está investigando o ocorrido e afirma que iniciou as diligências para elucidar as circunstâncias do episódio. O Diretor-Geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração de inquérito policial.
A segurança do Palácio do Alvorada é de responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o fato de o condutor não ter sido detido imediatamente irritou a PF. “Não pegaram placa”, disse uma fonte da corporação.
Outros casos
Esta não foi a primeira vez que um carro avança sobre um ponto de bloqueio do Alvorada. Há casos semelhantes registrados pelo menos em 2011, 2017 e 2020. Em todos eles, a estrutura conteve o invasor e a integridade física dos respectivos presidentes não foi ameaçada.
Em 2020, um homem com suspeitas de estar embriagado chegou a superar o espelho d’água que separa a área restrita do Alvorada do espaço acessível ao público. Ele foi detido no gramado central, a cerca de 300 metros da entrada principal do edifício.