Sábado, 07 de fevereiro de 2026

Casa Branca planeja reunião do Conselho de Paz sobre Gaza em Washington, em 19 de fevereiro

A Casa Branca planeja realizar em Washington, no dia 19 de fevereiro, a primeira reunião de líderes do chamado Conselho de Paz voltado à reconstrução da Faixa de Gaza, segundo a imprensa americana, citando funcionários dos Estados Unidos e diplomatas de países que integram o colegiado.

De acordo com as pessoas ouvidas, o encontro deverá servir tanto para impulsionar a implementação da segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza quanto para arrecadar recursos destinados à reconstrução do território. “Será a primeira reunião do Conselho de Paz e uma conferência de captação de fundos para a reconstrução de Gaza”, afirmou um funcionário americano.

Os preparativos para a cúpula continuam em estágio inicial e podem sofrer alterações.

Segundo autoridades do governo ouvidas pela Associated Press, o governo do presidente Donald Trump avalia instalar a estrutura administrativa do Conselho de Paz no edifício em Washington que abrigava o Instituto de Paz dos Estados Unidos (USIP, na sigla em inglês). A eventual decisão, contudo, ainda não foi tomada.

O prédio é alvo de disputas judiciais após o governo republicano ter assumido o controle da instalação no ano passado e demitido a maior parte dos funcionários do instituto, uma organização independente criada pelo Congresso. Um juiz federal chegou a considerar a medida ilegal, mas a decisão está suspensa enquanto o governo recorre.

Criado por Trump e apresentado recentemente no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o Conselho de Paz reúne atualmente cerca de 27 membros fundadores e tem como missão inicial supervisionar o cessar-fogo em Gaza. O escopo ampliado do órgão, porém, que prevê a mediação de outros conflitos globais, gerou resistência de aliados dos EUA e críticas por potencial sobreposição ao papel das Nações Unidas (ONU).

(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ibama multa Petrobras em R$ 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play