Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

CBF enumera exigências para final da Copa do Brasil em jogo único, mas vê ganhos ao longo de toda temporada

Com a divulgação do novo calendário a partir de 2026, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou algumas exigências prévias para que a final da Copa do Brasil aconteça em jogo único.

Como não haverá mais dois jogos, o que poderia encher estádios de duas equipes que chegassem à fase decisiva, a entidade promete ser criteriosa para que o palco atenda a essa demanda, como já se faz na Libertadores e na Sul-Americana.

“O objetivo é ela ser realizada em estádios com grande capacidade de público, para comportar as duas torcidas. E em cidades com grande malha hoteleira, acesso rodoviário e aeroviário amplo”, explicou o diretor de competições da CBF, Júlio Avelar, que ressaltou o maior apelo esportivo, comercial e turístico.

Mais do que o resultado financeiro da final única, entretanto, a CBF entende que o modelo permite ganhos para os clubes ao longo da temporada, ao privilegiar um calendário com menos jogos para equipes da Série A, férias mais longas e uma maior participação de equipes de outras divisões no cenário nacional, com ganhos financeiros totais que podem chegar a R$ 1,3 bilhão em todas as competições. Nesse cenário, os clubes terão uma maior previsibilidade para organizar também as pré-temporadas.

“Com as mudanças, o objetivo é ter pré-temporadas mais livres para todos nos próximos anos. Para 2026, prevíamos recesso o mês de junho inteiro, seguido de uma intertemporada em uma fase final de Copa do Mundo. No fim do ano, com o calendário terminando dia 6/12, teríamos mais um mês para o início do próximo ano. Os jogadores terão recesso muito maiores do que observados atualmente. Quando passou a proteger a data Fifa, aumentou também os descansos nesse período”, emendou Avelar.

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nessa quarta-feira (1º) as mudanças para o calendário nacional entre os anos de 2026 e 2029. Entre as novidades, estão a redução dos campeonatos estaduais, de 16 para 11 datas, de 11 de janeiro a 8 de março, a antecipação do início do Campeonato Brasileiro para o mês de janeiro, com início dia 28, e a Copa do Brasil em final única, fechando a temporada no dia 6 de dezembro. Com isso, os clubes da Série A vão entrar no torneio da quinta fase.

O início será em 18 de fevereiro, com aumento de 92 para 126 clubes, tornando a competição ainda mais democrática. Haverá crescimento de 80 para 102 vagas destinadas às Federações Estaduais. Serão 5 fases antes das oitavas de final. Em 2027, serão 128 clubes participantes, com a entrada dos campeões de Copa Norte, Copa Centro-Oeste e Copa Sul-Sudeste.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Partidos políticos correm contra o tempo para implantar federações e fusões até abril
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play