Quarta-feira, 30 de abril de 2025

CBF se pronuncia sobre a polêmica camisa vermelha da Seleção Brasileira: “Imagens não são oficiais”

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou sobre a polêmica da suposta camisa vermelha e preta no lugar do tradicional azul para o segundo uniforme da Seleção. Em nota divulgada nessa terça-feira, dia 29, a entidade afirmou que as imagens divulgadas até então ‘não eram oficiais’.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais”, publicou a entidade.

Ainda na publicação, a entidade afirmou que “nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção”.

“A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike”, encerrou a Confederação Brasileira de Futebol.

A possibilidade de o Brasil jogar com um uniforme vermelho e preto foi publicada pelo site especializado Footy Headlines, que, além da cor, afirmou que a peça será lançada pela Jordan, linha da Nike.

Uma dúvida, porém, surgiu em meio às especulações acerca da mudança radical. Em muitos clubes ao redor do mundo, o estatuto impõe regras que vão de tamanho de listras até distribuição de cores nos uniformes.

O mesmo vale para a Seleção Brasileira. Em seu estatuto, a CBF coloca algumas normas quanto aos seus símbolos, aos quais o uniforme está incluído.

Inicialmente, o Art. 13 do capítulo 3 assegura que os uniformes obedeçam às cores existentes na bandeira do Brasil: azul, verde, amarelo e branco. O que acontece atualmente com a Amarelinha e o segundo uniforme azul.

A sequência do texto, no entanto, abre espaço à criação de modelos comemorativos em outras cores, desde que aprovados pela direção da entidade. O trecho, porém, não deixa claro quais situações se encaixam para o uso do modelo comemorativo.

“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o documento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de futebol

CBF vê questão de tempo para avançar por acerto e já abre debate sobre comissão com Ancelotti
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play