Terça-feira, 20 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de maio de 2025
Um ano após a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, a CEEE Equatorial celebra a conclusão do projeto “Energia Para Reconstruir – Eficiência Energética Para a População Impactada Pela Enchente”.
Foram beneficiadas mais de 7 mil famílias de áreas alagadas durante a enchente, em nove municípios da área de concessão da Distribuidora. E agora, o projeto entra em sua segunda fase neste mês de maio, com foco na população afetada economicamente pela tragédia que abateu o estado.
A iniciativa partiu da equipe do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial. O objetivo foi o de repor aparelhos destruídos pela enchente, unindo soluções de consumo consciente de energia e recuperação da dignidade da população afetada.
O projeto foi aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) com orçamento de R$ 10 milhões para a entrega de geladeiras, chuveiros eficientes, lâmpadas de LED e palestras informativas.
“Fizemos o levantamento das regiões que foram afetadas pela enchente, e identificamos as regiões onde vive a população de mais baixa renda foi afetada. A partir disso, foi elaborado um mapa de atuação que compreendeu as cidades de Porto Alegre, Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul, Charqueadas, Pelotas, São Jerônimo, Rio Grande e São Lourenço do Sul”, explica o analista do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva.
7,3 mil famílias beneficiadas
Entre os meses de outubro de 2024 e março de 2025 o projeto beneficiou mais de 7,3 mil famílias. Elas receberam 2,7 mil chuveiros eficientes – equipamentos mais eficientes e econômicos para o aquecimento d’água-; 2,7 mil geladeiras modernas e com menor consumo de eletricidade, e também 13,5 mil lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis que as incandescentes.
Palestras educativas levaram também informações sobre o consumo consciente de energia a mais de 4,6 mil pessoas durante os seis meses de atividade.
Premiação Nacional
O esforço rendeu reconhecimento nacional como referência em inovação, responsabilidade social e uso consciente da energia com o prêmio “Destaque em Inovação”, na 49ª edição do Cinase (Circuito Nacional Setor Elétrico), e também o título de “Melhor Projeto da Noite” no evento.
“Esses resultados refletem não apenas o alcance desse projeto de grande relevância, mas sobretudo seu compromisso com a transformação social e a reconstrução de comunidades vulneráveis, por meio da energia como ferramenta de dignidade, sustentabilidade e inovação”, finalizou Silva.
Segunda fase
E agora, o projeto entra na segunda fase, a partir de maio de 2025, com a doação de 500 novos chuveiros eficientes e15 mil lâmpadas de LED. A novidade desta nova etapa é a doação de 3 mil padrões de entrada, com instalação incluída, que vão promover a regularização e segurança dos clientes atendidos pela CEEE Equatorial.
As primeiras entregas aconteceram na sexta-feira (16), no bairro Mario Quintana, na Zona Leste da Capital, onde já foi realizado o trabalho de avaliação técnica e regularização cadastral dos clientes beneficiados.
O projeto segue com a proposta de atender, especialmente, clientes de comunidades em situação de vulnerabilidade, que foram economicamente impactadas pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.