Terça-feira, 07 de outubro de 2025

CEEE Equatorial fica em última colocação em ranking de desempenho da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta quarta-feira (16), dados sobre a qualidade do serviço de todas as distribuidoras do Brasil. Entre as 29 concessionárias de grande porte avaliadas, a subsidiária do Grupo Equatorial no RS é a última colocada no serviço de energia elétrica do País. É o terceiro ano consecutivo que a empresa fica na última colocação. A RGE, que também atende o Estado, ficou na 17ª posição.

O ranking é elaborado com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela Aneel para esses indicadores.

Ao longo de 2021, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,865% do tempo, na média do Brasil. Os consumidores ficaram 11,84 horas, em média, sem energia no ano. A frequência das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 6,06 interrupções em 2020 para 5,98 interrupções em média por consumidor em 2021.

Conforme a agência, o ranking é elaborado como um incentivo para que as concessionárias busquem a melhoria contínua da qualidade do serviço. A agência avaliou as concessionárias no período de janeiro a dezembro do ano passado, divididas em dois grupos: de grande porte, com mais de 400 mil unidades consumidoras, e de menor porte com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

No ano passado, a CEEE foi privatizada, passando do controle do governo do Estado para o Grupo Equatorial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Venda de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
Procon de Porto Alegre recebe direção da CEEE Equatorial para discutir qualidade do serviço prestado à população
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play