Domingo, 28 de dezembro de 2025

CEEE Equatorial investe R$ 793,5 mil em obras no Litoral Norte

A CEEE Equatorial anunciou um investimento de R$ 793,5 mil em cinco obras de modernização da rede elétrica nos municípios de Capão da Canoa e Xangri-lá, no Litoral Norte. As intervenções fazem parte do Plano Verão, estratégia da companhia para reforçar o abastecimento durante o período de maior demanda, quando a população da região aumenta significativamente em função da temporada turística.

Desligamentos programados

Para a execução das obras, haverá desligamentos programados. Em Xangri-lá, a interrupção ocorrerá na segunda-feira (29), das 8h30 às 11h e das 12h30 às 18h30. Em Capão da Canoa, os desligamentos estão previstos para segunda (29) e terça-feira (30), das 11h às 16h35. A medida é necessária para garantir segurança às equipes e eficiência na implantação das melhorias.

Estrutura reforçada

Em Xangri-lá, está prevista a instalação de 11 novos postes e a modernização de cerca de meio quilômetro de rede, ampliando a confiabilidade da Subestação Móvel de Xangri-lá, implantada para atender ao aumento de consumo típico do verão. Em Capão da Canoa, quase 13 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a modernização da rede de média tensão.

No conjunto das cinco obras, serão instalados mais de 60 postes e substituídos mais de 2 quilômetros de condutores, beneficiando 45 mil clientes entre impactos diretos e indiretos.

Impacto comunitário

Segundo o gerente de Obras e Manutenção da CEEE Equatorial, Sérgio Appel, o objetivo é ampliar a confiabilidade e a flexibilidade do sistema elétrico da região. “Com isso, conseguimos promover o alívio de carga e aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia para mais de 45 mil clientes do Litoral Norte”, explica.

Durante o desligamento do dia 29, cerca de 340 clientes serão diretamente impactados, enquanto outros 32 mil consumidores terão benefícios indiretos com a melhoria do sistema. A obra contará com a atuação de 13 equipes, mobilizadas para garantir agilidade e segurança.

Obras como parte da rotina urbana

Intervenções na rede elétrica do Litoral Norte são recorrentes no período de verão, mas este pacote reforça a continuidade de investimentos estruturais que buscam acompanhar o crescimento das cidades. A mobilização de equipes e o planejamento dos desligamentos programados demonstram a capacidade da companhia em manter serviços de alto nível, mesmo em momentos de alta demanda.

Além disso, ao beneficiar diretamente milhares de moradores e turistas, as obras evidenciam o caráter comunitário da intervenção. A modernização reduz riscos de quedas de energia e garante maior estabilidade no cotidiano das cidades, especialmente em um período em que comércio, serviços e turismo dependem de fornecimento contínuo para funcionar plenamente.

Relevância para o Litoral Norte

O investimento da CEEE Equatorial reflete a necessidade de adaptação da infraestrutura urbana ao aumento populacional sazonal. Capão da Canoa e Xangri-lá, que recebem milhares de visitantes durante o verão, dependem de fornecimento estável de energia para manter serviços essenciais, comércio e turismo funcionando sem interrupções.

As obras também reforçam a importância da regionalização dos investimentos em energia, aproximando soluções de comunidades que enfrentam desafios específicos em períodos de alta demanda. Para especialistas, o pacote de melhorias representa um avanço na integração entre planejamento urbano e infraestrutura elétrica, aproximando o fornecimento de energia das necessidades reais da população. (por Gisele Flores – gisele@pampa.com.br)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Mavalia ter cumprido “missão” e quer deixar o cargo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play